Os melhores da agricultura familiar, a maior pizza do mundo e a visita da ministra da Agricultura são os destaques de hoje na Expointer
A feira hoje está com uma programação intensa e variada. A previsão para o dia de hoje é de sol com temperaturas chegando aos 32º C.
Ás 7h começou a preparação da maior pizza do mundo, na Casa da Associação das Pequenas Indústrias de laticínios, com 3,5 metros e 160 kg e deve ficar pronta perto do meio-dia.
E a tarde, às 15h, tem abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano está com a sua maior participação na feira: 316 espaços de comercialização que acomodam 312 estabelecimentos do Rio Grande do Sul, 4 do Rio de Janeiro, 10 de Minas Gerais e 1 do Amapá. Ainda no Pavilhão, às 20h, vão ser conhecidos os vencedores do 8º Concurso das Agroindústrias Familiares, que premia os melhores nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, estará no Parque a partir desta manhã e fica até esta sexta-feira, quando participa da abertura oficial da feira e do Desfile dos Campeões, que ocorre às 10h na Tribuna de Honra do Parque.
As reuniões das Câmaras Setoriais seguem com os debates. Hoje pela manhã ocorre a reunião da soja. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja do país, com 415 municípios envolvidos. E à tarde, tem reunião da Câmara da Ovinocultura. O estado ocupa a segunda posição em número de ovinos, sendo a criação para corte e misto em maior número, com 41,28% e 38,45% respectivamente, e lã com 20,09%.
Os portões da Expointer estão abertos até às 20h30min e o ingresso para pedestres custa R$ 13. Estudantes e idosos pagam R$ 6 e crianças menores de 6 anos e idosos com mais de 65 anos tem entrada franca.
Fonte: Expointer 2019
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini