Novo Barreiro promove mais uma edição da Feimate, diz Emater/RS
Na próxima semana, Novo Barreiro realiza mais uma edição da Feimate, Feira que destaca os potenciais do município nos setores da indústria, comércio, agronegócios, turismo e muito mais. A nona edição do evento, que já se tornou tradicional no calendário da região, acontece de 04 a 08 de setembro.
A Feimate deste ano traz uma programação repleta de eventos e atividades de caráter técnico, como o Seminário Regional do Leite e o Seminário da Erva-Mate. No dia 04 de setembro, será realizada a quinta edição do Seminário Regional do Leite, evento promovido pela Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Novo Barreiro, com apoio da Embrapa, Sindilat/RS e Fundesa, com o intuito de fomentar e qualificar a cadeia produtiva do leite na região. O Seminário será realizado no Guarani Esporte Clube, a partir das 9h30.
Outro grande evento realizado paralelo à programação da Feimate é o Seminário da Erva-mate, evento promovido pela Prefeitura de Novo Barreiro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal do Turismo e dos ervateiros locais, que acontecerá no dia 06 de setembro, no auditório da Feimate, ao lado da Igreja Matriz.
O evento está previsto para iniciar às 9h. O primeiro tema que será apresentado no Seminário trata sobre a propagação vegetativa, a clonagem de erva-mate. O professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), campus de Frederico Westphalen, Nilton Montavani, é o responsável por abordar essa temática.
Os benefícios do chimarrão e dos polifenóis serão assuntos tratados pelo professor e diretor técnico do Laboratório Cito Análises, Guilherme Ardenghi Balsan. Para encerrar os assuntos técnicos, a professora e pesquisadora da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Erechim, Alice Valduga, explanará sobre a evolução e o papel da pesquisa na cadeia produtiva da erva-mate.
Ao final da manhã, será realizada a assinatura do termo de cooperação entre os cinco Polos Ervateiros do RS. A programação da Feimate seguirá até o domingo, dia 08 de setembro.
Fonte: Emater/RS