Projeto distribui mudas nativas para preservar meio ambiente
Iniciativa da Fazenda Planorte, da SLC Agrícola, em Mato Grosso, busca multiplicação de plantio para contribuição com a natureza
Um projeto desenvolvido na Fazenda Planorte, propriedade da SLC Agrícola no município de Sapezal, em Mato Grosso, vem ganhando destaque na região. O projeto Viveiro de Mudas Nativas foi criado em 2017 com o objetivo de disponibilizar um local para a multiplicação de mudas de forma a contribuir com o meio ambiente.
O gerente da Fazenda Planorte, Guilherme Argenta, explica que foi aproveitada uma estrutura de madeira para criar um viveiro. “Adquirimos as mudas, e com o apoio de um coordenador, um colaborador, e mais 20 pessoas, fizemos uma coleta no Cerrado de mudas nativas e tocamos o projeto durante um ano, deixando que elas se desenvolvessem”, destaca.
Argenta ressalta que foi feito contato com a prefeitura de Sapezal informando que as mudas estavam disponíveis e se havia interesse em plantar nas margens de rios. “Eles pegaram 300 mudas e fizeram este plantio. Disponibilizamos mudas para os nossos colaboradores também. Nossa ideia é multiplicar esta ação. Se fizermos um pouco, ajudaremos o meio ambiente e desenvolveremos esta mentalidade para garantir o futuro”, observa.
O projeto esteve entre os selecionados no prêmio Semeando o Bem 2018, promovido pela Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA), na categoria Meio Ambiente. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira dia 7 de agosto, em Cuiabá (MT).
Foto: SLC Agrícola/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective