Mais de mil estudantes do Ensino Médio concorrem à Bolsa Juventude Rural
Um total de 1.028 estudantes de todo o Estado estão concorrendo a uma das 375 oportunidades do programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). As inscrições foram encerradas em 31 de maio, e agora a equipe do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria trabalha na análise da documentação apresentada pelos candidatos, para posterior publicação da lista de estudantes habilitados e inabilitados, com prazo de recurso.
O programa prevê 175 bolsas para alunos regularmente matriculados no 2oano e 200 para alunos do 3o ano do Ensino Médio. “O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades”, afirma o secretário Covatti Filho.
O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de 10 meses a alunos matriculados em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que trabalham com a pedagogia de alternância.
Requisitos
- Estar matriculado(a) no 2o ou no 3o anos do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou inscrito(a)/matriculado(a) em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado, entre outros, na pedagogia de alternância.
- Ter entre 15 e 29 anos.
- Ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
- Possuir baixa renda bruta familiar.
Fonte: Seapdr
Foto: Itamar Pelizzaro/Seapdr