Livro sobre erva-mate será lançado nesta quinta (07/11) em Ilópolis
Livro fala sobre pesquisa desenvolvida pelo DDPA/Seapi
Nesta quinta-feira (07/11), em Ilópolis, no Vale do Alto Taquari, vai ser lançado o livro “Erva-Mate: Subsídios para Indicação Geográfica do Alto Taquari e sua Produção de Erva-Mate” (veja abaixo), organizado pela pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Larissa Ambrosini, com fotos de Fernando Dias. A impressão foi feita com recursos da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate).
“Este levantamento realizado pelos pesquisadores do DDPA do solo, do clima, dos fatores humanos, é muito importante para conseguirmos esta IG na modalidade denominação de origem. E o livro nos ajuda a divulgar e disseminar estas informações tanto para a comunidade quanto para entidades ligadas ao setor”, destaca Clóvis Roberto Roman, diretor-geral presidente da AA Erva-Mate.
O lançamento do livro vai ser a primeira atividade do Centro Vocacional da Erva-Mate que será inaugurado também na quinta-feira, construído pela Prefeitura de Ilópolis. É o primeiro Centro deste tipo no país, focado na erva-mate. “É um espaço que foi projetado para que se pudesse ter um olhar mais atento para a erva-mate, trabalhando pesquisa, desenvolvimento de produtos, tecnologias”, conta Ariana Maia, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e membra da AA Erva-Mate.
E na sexta-feira (08/11), também em Ilópolis, será realizado um seminário durante todo o dia sobre a futura Indicação Geográfica da Erva-mate do Alto Taquari, com a participação de diversas entidades.
De acordo com a pesquisadora do DDPA e coordenadora da pesquisa, Larissa Ambrosini, a cultura da erva-mate tem uma carência histórica em pesquisas e o DDPA tem trabalhado para suprir essa demanda nas áreas onde há pesquisadores. Larissa lembra que em 2023 foi publicado o livro “Diagnósticos da produção de erva-mate no Rio Grande do Sul: aspectos socioeconômicos, produtividade, fertilidade do solo e nutrição das plantas” com resultados de um projeto coordenado pelo Laboratório de Química Agrícola. “Essa obra que estamos lançando agora traz os resultados de nosso novo projeto, os quais servirão para embasar tecnicamente o pedido de Indicação Geográfica do Polo Alto Taquari. E nós ficamos muito felizes por estarmos em Ilópolis e apresentar esses resultados para a comunidade”, destaca.
“O livro é mais uma entrega que a Secretaria da Agricultura faz para o setor, demonstrando o potencial e a importância que a cultura da erva-mate tem para nós no governo”, afirma Caio Efron, diretor do DDPA.
O livro
O livro tem por base a pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do DDPA das áreas de Ciências do Solo, Agrometeorologia, Meteorologia e Desenvolvimento Rural, da Seapi, que se propuseram a investigar o potencial de uma Indicação Geográfica (IG) no Polo ervateiro do Alto Taquari. O critério de escolha foi sua abrangência em termos de produção e produtores, já que o polo concentra quase 55% dos produtores de erva-mate do estado, abrigando 60% da área plantada com a cultura, percentual equivalente à sua participação na produção total de erva-mate do estado.
O objetivo geral da pesquisa foi aportar elementos relacionados ao território que singularizam a erva-mate do Polo ervateiro do Alto Taquari, tendo como metodologia a abordagem multidisciplinar do terroir, que visa à análise do território e do produto em suas dimensões agronômicas, climáticas, históricas e culturais com vistas ao potencial de uma Indicação Geográfica.
As Indicações Geográficas (IG) têm sido apontadas como possíveis instrumentos de valorização de um produto agropecuário através de elementos de sua história, de características e traços dos grupos humanos envolvidos e de seu território de origem.
Além do DDPA/Seapi, extensionistas da Emater/RS-Ascar das áreas de Tecnologia de Alimentos e Agronegócios também participaram do estudo, cobrindo e interagindo nas diferentes disciplinas mobilizadas para analisar o objeto de estudo. A execução da proposta conta ainda com o apoio institucional da Secretaria da Agricultura de Ilópolis, sede do Polo ervateiro Alto Taquari.
E-book do livro “Erva-Mate: Subsídios para Indicação Geográfica do Alto Taquari e sua Produção de Erva-Mate”:
SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Erva-Mate” e entrega do prédio do Centro Vocacional da Erva-Mate
Quando: 07/11 (quinta-feira), a partir das 19h
Onde: Rua Pedro Rossi, s/nº, Parque do Ibama, em Ilópolis
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação