Festival de sabores embala encontro de assadores na Peleia Gastronômica
Evento em parceria entre a ABHB e ABCCC retornou após volta das provas do Freio de Ouro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)
Criadores de Cavalo Crioulo e de Hereford e Braford prestigiaram concurso de assado feito em parceria pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), na última sexta-feira, 2 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento, que reuniu diversos assadores para uma noite de disputa, amizade e união, aconteceu durante a Classificatória Aberta ao Freio de Ouro 2024, última seletiva antes da final.
A parceria entre as associações comemora o seu segundo ano. Para o presidente da ABHB, Eduardo Soares, é uma grande responsabilidade e orgulho realizar mais um evento em parceria com a ABCCC. “Fazer a Peleia Gastronômica é uma responsabilidade que ambas associações assumiram, a fim de contribuir com um ambiente festivo para os criadores que investem e trabalham tanto”, disse.
Em 2023, a Peleia esteve presente em todas as classificatórias do Freio de Ouro. Esse ano, principalmente devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, não foi possível repetir o feito. De acordo com César Hax, presidente da ABCCC, muito mais do que a degustação da carne Hereford, o ambiente que se cria ao redor da Peleia é importantíssimo. “Depois de tudo o que passamos aqui no Estado, nada mais justo do que, ao voltar para a pista principal, confraternizar com um evento como esse”, destacou.
Entre os jurados, estavam os ex-jogadores da dupla Gre-Nal, Edílson e Bolívar, que apreciaram um festival de sabores e uma disputa acirrada entre os trios de assadores de carne Hereford. O trio vencedor da noite foi Peleia com Assado, com 442 pontos.
Na ocasião, também foi realizado o lançamento do Projeto Freio de Ouro Patrimônio Cultural. Embora o Freio de Ouro já seja reconhecido como patrimônio cultural, este projeto é fundamental para garantir a grandiosidade do evento e contribuirá ainda mais para a valorização do Freio de Ouro e do Cavalo Crioulo.
Fonte: AgroEffective/ABHB