Angus e Sebrae/RS renovam parcerias para 2024 e 2025
A Associação Brasileira de Angus e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) firmaram, no último mês, duas parcerias para incentivo à avaliação genômica e ultrassonografia de carcaças para as raças Angus e Ultrablack. Por se tratar do Sebrae/RS as medidas são válidas apenas para criadores do estado do Rio Grande do Sul.
Objetivando o aumento de acurácia nas avaliações genéticas de animais jovens, a avaliação genômica por meio da extração de DNA do bulbo piloso, permite a identificação de 100 mil marcadores genéticos, que podem indicar a qualidade e capacidade de produção dos animais. As informações geradas são direcionadas à EMBRAPA e posteriormente, inseridas no banco de dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®). Somente em 2023 houve um aumento de 193% no aumento nas genotipagens da raça Angus, a expectativa é que o número expressivo se mantenha em 2024.
Conforme o analista de articulação de projetos do Sebrae/RS, Juliano Wiener Bolzoni, o principal objetivo da campanha é aproximar o criador das tecnologias disponíveis. “Para nós, a principal função [do projeto] é propiciar o uso de tecnologias ao produtor. Esse é um papel importante do Sebrae, que a gente gosta muito de fazer. Com isso, a gente acredita que estará aumentando o banco genético dos nossos criadores, tendo em vista que teremos informações mais apuradas e assim sendo, um progresso da avaliação genética”, destacou.
Válido até 31 de dezembro de 2024, a parceria permitirá a avaliação genômica de 2.353 animais com o custo de R$ 71 por animal, fora da campanha o valor para avaliação é de R$ 112,50. A iniciativa é uma parceria entre Angus, Sebrae/RS e Neogen.
Outra parceria firmada entre Angus e Sebrae/RS, por meio do Programa de Fomento, permitirá a realização, a baixo custo, de ultrassonografias em carcaças de 3.500 animais. A partir da avaliação será possível determinar a área de lombo dos animais, características de marmoreio e a deposição de gordura subcutânea, que estão diretamente ligadas à qualidade da carne.
Como explica o analista de projetos do Sebrae/RS, José Thiago, “o Sebrae/RS tem por objetivo o incentivo à inovação e implementação de novas tecnologias e ferramentas dentro das micro e pequenas empresas, incluindo as propriedades rurais. Por isso, estamos hoje em parceria com a Associação Brasileira de Angus, incentivando a intensificação da implementação e fomentando novos adeptos para a utilização da ultrassonografia de carcaça”, esclareceu.
A parceria é válida para criadores do Rio Grande do Sul durante os anos de 2024 e 2025.
“A Associação Brasileira de Angus procura sempre estar na vanguarda do que existe de mais tecnológico na seleção genética de animais, tanto na raça Angus, quanto Ultrablack. Parcerias como essa com o Sebrae/RS fazem com que os nossos criadores tenham acesso à essas tecnologias e consigam potencializar o uso delas dentro da seleção genética dos seus planteis, o que é muito importante porque favorece a seleção de animais superiores e oferta isso ao mercado. Então, o mercado ganha também porque pode adquirir esses animais que passaram por essa seleção e certamente são mais produtivos, adaptáveis, sustentáveis, com maior produção de carne em qualidade e quantidade, e com informações genéticas de maior acurácia”, explica o gerente de fomento ANGUS, Mateus Pivato.
Para mais informações sobre os projetos, entre em contato com a Associação Brasileira de Angus, por meio do telefone (51) 99809-6806, com Danielli Minuzzo.
Fonte: Associação Brasileira de Angus