Políticas de irrigação e distribuição de água são apresentadas na região de Santa Rosa
Referência no trabalho de reservação de água e irrigação, a região de Santa Rosa recebeu, nesta quinta-feira (30/11), o Seminário Regional de Irrigação, com a participação presencial de mais de 400 pessoas vindas de pelo menos 45 municípios, além de ser acompanhado virtualmente. No evento, esteve em evidência a oportunidade de aproveitar o acumulado de chuvas do atual período para a armazenagem de água, estratégia importante para suplementação nos períodos de menor incidência de precipitações, a exemplo das estiagens que impactaram a produção agropecuária da região nos últimos três anos.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com a parceria de diversas entidades e instituições. O diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra/Seapi) esteve presente e destacou os programas desenvolvidos pela pasta ao longo do ano para minimizar os efeitos das constantes estiagens.
A perfuração de poços, a escavação de açudes e cisternas, assim como o custeio parcial de projetos de irrigação foram elencados por Melo como políticas públicas estruturantes colocadas à disposição dos municípios e dos produtores rurais.
O diretor técnico da Emater, Claudinei Baldissera, destacou que a irrigação é um tema transversal a todos os sistemas de produção e uma tecnologia que pode ser adotada em todos os municípios do Rio Grande do Sul, sendo que a região de Santa Rosa é um polo de irrigação com resultados bastante consistentes. Para avançar ainda mais, os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão à disposição para estudos de viabilidade e desenvolvimento de projetos técnicos.
O evento na íntegra pode ser conferido nos links, separados pela turno da manhã e programação da tarde.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação