Irga realiza roteiro técnico sobre Programa de Produção de Arroz de Base Ecológica em Camaquã
Nesta quarta-feira (8/3), aconteceu roteiro técnico na Estação Regional da Associação dos Usuários do Arroio Duro (AUD) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) em Camaquã.
Durante o encontro, ocorreu a exposição de sistemas de produção e demonstração do Programa Estadual de Produção de Arroz de Base Ecológica (PEPABE).
Durante o roteiro, diversos temas importantes foram tratados, entre eles: adubação em sistema orgânico, lâmina permanente, plantas de cobertura que estão sendo apresentadas dentro do PEPABE.
Sobre o programa
O projeto é realizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz em parceria com o grupo gestor do arroz agroecológico, NESAF/UFSM, IF-RS Campus Viamão, Emater Viamão, Departamento de Solo da UFRGS.
O Irga trabalha desde 2019 nesta área de conhecimento. Há outras UODs instaladas no estado em áreas de assentamentos de reforma agrária, em Viamão, Nova Santa Rita, São Jerônimo e Santa Margarida do Sul.
Para Edivane Portela, técnico orizícola e coordenador do PEPABE do Irga, o trabalho é importante.
“Este trabalho busca melhorar a produtividade do arroz orgânico além de capacitar técnicos que possam atuar como facilitadores no desenvolvimento deste modo de produzir”, salientou Edivane.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação