Rede de Inovação do Agronegócio é lançada para fortalecer setor no RS
Em 2021, as exportações do agronegócio do Rio Grande do Sul (RS) atingiram US $15,3 bilhões, o maior valor da série histórica, conforme documento do Departamento de Economia e Estatística (DEE). Parte do aumento da produtividade no RS é devido às transformações do agronegócio com a proliferação de pequenas empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas aplicadas ao setor. Essas empresas, conhecidas como Agtechs, são responsáveis por um número crescente de inovações, que podem ser complementares ou concorrentes aos produtos e serviços tradicionalmente oferecidos pelos grandes players.
É diante dessa realidade que nasce a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (RIAGRO-RS), com o propósito de acelerar processos de desenvolvimento de spin-offs, startups e seus negócios nascentes, ao lado de corporações relevantes e associações de produtores do Rio Grande Sul. A RIAGRO-RS foi lançada nesta quinta-feira (9) no palco principal da Expodireto. O professor Luís Humberto Villwock, coordenador do Celeiro Agro Hub, liderado pelo Tecnopuc, pela Ventiur e pela Anlab, está à frente do projeto e destaca o lançamento da Rede durante a programação da Expodireto. “Foi muito importante lançarmos oficialmente a Rede em uma das maiores feiras do agronegócio do país, uma oportunidade divulgar a abrangência dos objetivos e a adesão da maioria das instituições de Ciência e Tecnologia do agro localizadas no Rio grande do Sul. Também vimos a participação dos inúmeros visitantes prestigiando o evento, destacando-se a presença de produtores rurais, técnicos de empresas e cooperativas associadas”.
Durante o lançamento da RIAGRO-RS, o professor Villwock chamou ao palco alguns membros e apoiadores do projeto, como a Marcha, a Ventiur, a Cooperativa Tritícola de Espumoso (Cotriel), o Grupo RBS e o Sindicato dos Engenheiros do RS. O início das atividades da Rede se dará por meio do levantamento de projetos, negócios e empresas associadas aos ambientes de inovação dos 16 membros fundadores da Rede.
Confira quem faz parte da RIAGRO-RS: Celeiro Agro Hub, liderado pelo Tecnopuc (coord da RIAGRO-RS); Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria; Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital (CETID) da Fundação IMED; Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado; Embrapa Pecuária Sul; Embrapa Trigo; Embrapa Uva e Vinho; Inova Agro da Universidade Federal de Pelotas; OCEANTEC, Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pampatec da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); SEDETEC Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Tecnosinos da Unisinos; TecnoUnisc da Universidade de Santa Cruz; Tecnovates da Universidade do Vale do Taquari; UPF Parque da Universidade de Passo fundo.
O próximo evento de divulgação e ampliação da rede está agendado para acontecer durante a Expoagro 2022, maior feira da agricultura familiar do Brasil, que acontecerá de 23 a 26 de Março em Rio Pardo.
Fonte: PUCRS