ABHB divulga parcial do Ranking Nacional de Criadores 2021
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) tornou pública nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, a parcial do Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford 2021. O circuito busca reconhecer o trabalho dos criatórios que se destacaram na qualidade e no alto padrão genético apresentado nas inúmeras ações realizadas ao longo do ano pela entidade.
Liderando a disputa desta etapa, na raça Hereford, está a Cabanha Touro Passo, de propriedade de Ricardo Pereira Duarte, da cidade de Uruguaiana (RS), com 673 pontos. Na segunda posição, encontra-se a Estância do Salso, da Agropecuária Canoa Mirim S.A., de Santa Vitória do Palmar (RS) com 246 pontos; sendo precedida da Cabanha Vacacaí, do criador Alfredo William Losco Southall, de São Gabriel (RS), com 191 pontos.
Já na raça Braford, na primeira colocação, com 213 pontos, está a Cabanha Vacacaí, de Raul Gonçalves Southall, de São Gabriel (RS). Na segunda posição, encontra-se a Cabanha Santa Camila, de Manoel Francisco Z. Rodrigues, de Alegrete (RS), com 181 pontos; seguida pela Estância São Bento, de Otto Manoel A. de Alves, de Santana do Livramento (RS), com 177 pontos.
A ABHB contabilizou até o momento os pontos da Exposição Nacional Hereford e Braford, da 44ª Expointer, da Prova de Avaliação a Campo e bônus de participação. “Ambas exposições estão situadas na categoria especial, tendo uma pontuação maior que as outras. Restam ainda as exposições de primavera, que são classificadas como Classe A”, explicou o Gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja.
Azambuja explica ainda que outro detalhe importante no somatório das notas são os animais participantes das Provas de Avaliação a Campo (PAC) que também computam pontos para o Ranking, semelhantes aos concedidos nas exposições especiais, premiando os cinco primeiros colocados da prova. Ficam faltando ainda as seguintes etapas: Bagé, Uruguaiana, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Alegrete.
O resultado completo do Ranking está disponível clicando aqui.
Mudanças no Ranking
Em reunião, o Conselho Deliberativo Técnico (CDT), em concordância com a Diretoria da ABHB, aprovou recentemente algumas mudanças no cronograma do Ranking Nacional de Criadores.
Entre as alterações está o Ranking Nacional que será bianual, contando a partir da primeira exposição após a Expointer, até a realização da Expointer do ano subsequente, sendo esta, a última etapa do ranking. É importante ressaltar que as exposições após a Expointer de 2021, serão contabilizadas para o Ranking Nacional 2021, que ainda será no formato anual, assim como para o primeiro Ranking Bianual 2021/2022.
Destaques 2020
No ano de 2020 o Ranking Nacional de Criadores premiou, na raça Hereford, a Cabanha Touro Passo, de Ricardo e Guilherme Duarte, de Uruguaiana (RS). A propriedade conquistou a colocação nove vezes no Ranking Nacional de Criadores HB, além de levar pra casa vice-campeonatos e terceiros lugares.
Já na raça Braford o título foi para a Estância São Bento, de Otto Manoel Alves de Alves, de Santana do Livramento (RS), que gravou pela primeira vez o nome na placa dos campeões do Ranking Nacional.
Vitor e Jacques Leston, da Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar (RS), e Manoel Zirbes Rodrigues, da Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS), ficaram com o vice-campeonato. O terceiro lugar foi para Ney e Paulo Azambuja, da Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), e Ademir Hoinaski Filho, da Fazenda 2A, de Honório Serpa (PR), nas raças Hereford e Braford, respectivamente.
Fonte: ABHB