Demonstração de análise sensorial de azeite de oliva na Casa da Farsul
Apresentação aconteceu durante a 44ª Expointer
Técnicos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA-RS) estiveram na Casa da Farsul, em Esteio, nesta segunda-feira (6/9), para fazer uma demonstração do processo de análise sensorial de azeite de oliva. A ação, que contou com a participação da diretoria da Farsul, foi uma promoção do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul, Helena Rugeri, também esteve presente
O LFDA-RS são os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e estão vinculados à Secretaria de Defesa Agropecuária. A rede de laboratórios é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõe a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária. O trabalho dos técnicos é responsável pela classificação dos azeites de oliva e, em alguns casos, a retirada do produto do mercado em razão da qualidade.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, agradeceu pela experiência. “A oportunidade que vocês nos deram em conhecer melhor algo que está crescendo. Um produto de excelente qualidade e produzido aqui confirma a capacidade do produtor gaúcho em qualquer cultura”, afirmou.
O presidente da Ibraoliva, Renato Fernandes, considerou o evento um marco para a olivicultura. Estamos aqui para divulgar a qualidade do azeite gaúcho. É um prazer mostrar que temos mais que premiações, mas muito cuidado e esmero na produção do Rio Grande do Sul”, destaca.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul