Expointer é lançada em clima de superação e reinvenção
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a Expointer 2021 deve ser marcada pela superação e pela reinvenção. Em seu discurso na tarde desta quarta-feira (18/8) durante o lançamento da exposição no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, afirmou estar otimista em relação à feira. A motivação é resultante do momento vivido pelo agronegócio do Estado, que recentemente recebeu o certificado internacional de zona livre da febre aftosa sem vacinação e que produziu uma safra recorde de grãos no verão. “Espero e tenho certeza que todos nós vamos vivenciar um grande evento”, ressaltou.
Neste ano, a exposição ocorrerá de 4 a 12 de setembro, com público limitado de até 15 mil visitantes por dia no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De acordo com Silvana, serão rigorosos os cuidados na vigilância e na saúde das pessoas ao longo da feira. Presente no lançamento, que foi transmitido pelo canal no YouTube do Governo, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que um plano operativo foi desenvolvido para que a exposição “aconteça com a maior segurança possível”. As duas pastas trabalham juntas na realização do evento.
Em sua fala, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, salientou que a exposição traduz dois traços do povo gaúcho: a superação e a reinvenção diante das dificuldades. “A Expointer, mesmo sendo feita de um jeito diferente, não perde a sua alma. Uma alma empreendedora, integradora e de demonstração da grande virtude do nosso Estado, da capacidade empreendedora da nossa gente”, destacou em relação ao evento de 2020 e de 2021.
Assim como grande parte das entidades que participarão da feira neste ano, a Angus transmitirá suas atividades através do seu canal no YouTube e pelo Facebook. A programação contará com julgamentos de rústicos e de argola das raças Angus e Ultrablack, além de eventos técnicos.
Segundo a gerente administrativa, Katiulci dos Santos, apesar das adaptações impostas pela pandemia, a exposição continua sendo uma importante vitrine para os animais da raça Angus. “Nossa expectativa é que tenhamos uma feira excelente, onde os criadores possam evidenciar em pista a genética de seus exemplares”. A Angus recebeu 64 inscrições de animais Angus de argola e 17 trios de rústicos. Foram cadastrados ainda 5 exemplares Ultrablack de argola e 4 duplas de rústicos.
Fonte: Associação Brasileira de Angus