Participante gaúcho do CNA Jovem concorre a prêmio internacional
A premiação é organizada pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU)
O gaúcho Marcelo Hofmeister é um dos participantes da atual edição do CNA Jovem. Filho de produtores rurais do município de Pedras Altas (RS), está colhendo os frutos da sua dedicação em se tornar uma liderança no setor da produção de alimentos.
Graças ao seu esforço e trabalho, ele concorre a um prêmio internacional organizado pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU). A plataforma Seed, voltada para a educação financeira de produtores de alimentos, está na disputa com mais de 150 projetos de todo o mundo na área de liderança de cooperativas de crédito.
Os três vencedores ganharão bolsas para apresentar seus projetos em congresso na Escócia, em 2022, e participarão de um programa de aceleração para implementação da iniciativa.
A ideia do projeto de Marcelo nasceu durante a oficina de liderança e propósito do CNA Jovem, em 2020, momento em que os participantes são orientados a encontrar uma aproximação do seu propósito de vida e na escolha do seu foco.
“Antes da pandemia eu estava envolvido em outra área, mas a partir do CNA Jovem eu encontrei o meu propósito de vida. Agora estou 100% dedicado a esse projeto e essa visibilidade só me dá mais energia para seguir adiante na missão de levar inovação e conhecimento para a educação financeira do produtor rural”, revelou Hofmeister.
Ele soube do concurso por meio de uma amiga que atua na área do cooperativismo. “A Cooperativa Sicredi foi apoiadora do meu projeto durante a primeira etapa do CNA Jovem. Quando as inscrições para o prêmio WYCUP abriram, eles me convidaram para inscrever a plataforma Seed no concurso, pois sabiam do meu entusiasmo pelo setor”, contou.
Embora o prêmio seja atrativo, o jovem garante que isso não é o mais importante. “Da mesma forma que o CNA Jovem vai reconhecer as melhores iniciativas, esse concurso tem uma premiação, que é interessante, mas não é o mais importante. O que vale mesmo são os contatos, o caminho percorrido e o aprendizado para colocar em prática o propósito de vida”, declarou Marcelo.
“Por exemplo, no último encontro do CNA Jovem, em junho, eu tive de agradecer diretamente a um dos palestrantes, o escritor Mauricio Benvenutti, como os livros dele foram importantes na minha trajetória e ajudaram a construir a minha carreira. Isso não tem preço”.
Novos líderes – O CNA Jovem é um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar para estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras. Além disso, os participantes são instigados a buscar soluções inovadoras para desafios do agro brasileiro.
A quarta edição teve início em agosto de 2020. Ao longo da jornada os 80 integrantes do CNA Jovem participam de diversas oficinas e mentorias para confirmar seus propósitos de vida e colocá-lo em prática a partir das iniciativas individuais de liderança.
“Temos observado resultados surpreendentes, como é o caso do Marcelo que criou essa plataforma para conhecimento e inovação do agro. Percebemos o seu esforço e energia para esse projeto. Ficamos na torcida e já parabenizamos pela proatividade e pelo potencial desse trabalho em favor dos produtores de alimentos”, ressaltou a coordenadora nacional do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato.
A premiação será divulgada no dia 20 de julho durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito.
Para apoiar essa iniciativa é simples: Assista ao vídeo e marque com o sinal “gostei”.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA