Nesta semana, Chapecó recebe programa Mulheres do Agro Catarinense

O empoderamento da mulher no agronegócio mundial tem impactos extremamente positivos. Segundo estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) essa mudança de postura pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta. Para potencializar a atuação das mulheres no agronegócio, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove nesta sexta-feira (dia 05), em Chapecó, o programa Mulheres do Agro Catarinense. O encontro ocorrerá no Mogano Premium Hotel, a partir das 09h30, e produtoras rurais das regiões do Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste.

As participantes serão recepcionadas com café de boas vindas seguido de abertura com pronunciamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. Às 10h30 haverá apresentação do Sistema CNA/Faesc/Senar/Sindicato Rural com a responsável do Departamento Sindical da Faesc, advogada Andréia Barbieri Zanluchi.

Às 11h30 será constituída a comissão Mulheres do Agro Catarinense da região do Grande Oeste e apresentados os programas do Senar/SC voltados para as mulheres, com a técnica em atividade de formação profissional Nayana Setubal Bittencourt. Após o almoço, às 13h30, iniciará a palestra “O empoderamento feminino no agronegócio familiar catarinense” com o advogado Renato Vieira de Ávila. O encerramento está previsto para as 15 horas.

“A intenção é de que os Sindicatos Rurais tenham representantes na comissão estadual de mulheres. Buscar meios de torná-las mais presentes, não apenas nas capacitações, mas também nas reuniões e demais ocupações que interferem nas ações voltadas para o agronegócio catarinense é uma das preocupações do Sistema Faesc/Senar”, explica o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

Zanluchi ressalta que “as mulheres são pilares não somente na família, mas também no sucesso das propriedades rurais catarinenses e precisam reconhecer o seu papel de destaque e valor para o agronegócio de nosso Estado. Para isso, incentivamos que elas participem ativamente das decisões que envolvem o agro”.


EXPRESSÃO

A busca por capacitação em técnicas de produção rural e empreendedorismo vem aumentado a cada ano entre as mulheres. Em 2018, elas representaram 56,40% de participantes nos cursos ofertados em território catarinense pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc. Isso confirma pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e do Instituto de Estudos do Agronegócio (Ieag), a qual apontou que no agronegócio a mulher vem ocupando espaços em diversos segmentos: 55,5% das entrevistadas disseram sentirem-se totalmente preparadas para gerirem seus negócios, 40,9% sentem-se parcialmente preparadas e apenas 3,60% não se sentem preparadas.

Na pesquisa intitulada “Todas as Mulheres do Agronegócio” coordenada pela Abag e pelo Ieag foram entrevistadas 862 mulheres vinculadas ao agronegócio de todas as regiões do Brasil. O levantamento demonstra que a mulher tem maior facilidade para transitar entre o campo e a cidade, é resiliente e consegue conciliar a carreira profissional e a família.
Fonte: Sistema Faesc/Senar/SC 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo