Juntos Para Competir reúne apicultores para debater desenvolvimento da cadeia do mel

Mais de 150 apicultores do Rio Grande do Sul estiveram reunidos para discutir oportunidades na produção, alternativas no desenvolvimento de novos produtos e estratégias de posicionamento de mercado durante o Seminário sobre Tendências e Oportunidades na Apicultura. O encontro aconteceu no Parque de Exposições da Expoagro/Afubra, em Rio Pardo, nesta quarta-feira (10), e foi promovido pelo Programa Juntos para Competir, uma parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.

Ao longo do dia, diversas questões importantes para a sustentação e crescimento do setor apícola foram debatidas. O objetivo é viabilizar as propriedades rurais, garantindo maior renda e melhor qualidade de vida para produtores e trabalhadores envolvidos na atividade. “Por se tratar de uma atividade de cadeia curta, com a possibilidade de agregação de valor dentro da propriedade com alternativas de beneficiamento, industrialização dos produtos –  de forma coletiva ou associativa – esse segmento proporciona algumas oportunidades de posicionamento de mercado que são muito interessantes”, avalia o gestor programa Juntos para Competir pelo Senar-RS, Antônio Aguinaga. Manejo das colmeias e sistemas de produção também estavam entre as pautas debatidas no evento.

Conforme o gestor, há uma perspectiva bastante positiva de aumento do consumo do mel por meio de campanhas que estão sendo promovidas, algumas delas com a participação do próprio programa Juntos Para Competir. “É um setor que vem em amplo crescimento e que busca identificar algumas oportunidades de mercado no sentido de trabalhar melhor benefícios pra saúde no consumo do mel, da própolis e do próprio pólen”, comenta.

Aguinaga chama a atenção para a organização do setor que busca a aproximação das etapas e elos do segmento, da produção até o consumo. “Algumas oportunidades aparecem no sentido do produtor conseguir se posicionar de forma diferente no mercado uma vez que tenha a possibilidade, de forma associativa ou mesmo individual, de chegar diretamente ao consumidor com seu produto”, destaca.

Iniciativas como essa não são isoladas na busca pelo aprimoramento da cadeia apícola gaúcha que hoje tem a maior produção do país. O próprio Juntos Para Competir e a Embrapa oferecem um Curso de Qualificação de Mel, dirigido aos apicultores que fazem parte do programa nas regiões Sul, Campanha, Fronteira, Metropolitana e Vale do Taquari. A meta é o aperfeiçoamento técnico da produção do alimento. Consultores da Embrapa ministram 12 aulas sobre todos os aspectos da apicultura, desde o manejo básico até a agroecologia e produção de orgânicos. As atividades são divididas em aulas teóricas e práticas em apiários.

A primeira turma aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, em Pelotas, com todas as vagas preenchidas. Uma segunda está programada para os dias 14 e 15 de agosto, na Região Campanha e Fronteira Oeste. Para participar, é preciso ser integrante do Juntos para Competir e entrar em contato com Valéria Braz pelo e-mail valeriap@sebraers.com.br ou pelo telefone (55) 3242-4183. As vagas são limitadas e precisam ser reservadas com antecedência.

Participaram do Seminário sobre Tendências e Oportunidades na Apicultura, além dos apicultores, lideranças do setor, técnicos consultores e representantes de instituições. Entre eles presidentes de Sindicatos Rurais de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos, Venancio Aires, Ornelio Sausen, São Leopoldo, Eloir Kich, e Rio Pardo, Luis Lau. O Supervisor regional do Senar-RS Ricardo Lopes de Almeida também esteve presente.
Fonte: SIstema Farsul/Senar-RS 
Foto: Divulgação / Farsul

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo