Grupos de agricultores buscam aprendizado na Expointer

Ewerton Alves Garcia, de 69 anos, dormiu pouco na noite anterior. Afinal, precisava estar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, às 8h desta quinta-feira (29). Para ser pontual, o grupo de agricultores de Pinheiro Machado do qual Garcia faz parte viajou mais de cinco horas.

Logo na chegada, o grupo participou da oficina “Deriva Zero”, no estande do Senar, onde aprendeu sobre a aplicação correta de agrotóxicos hormonais para evitar que o produto se espalhe por propriedades ou áreas vizinhas.

Criador de ovinos e bovinos na localidade de Serra das Asperezas, Garcia explicou que agora vai verificar, nos vizinhos, se a aplicação está sendo feita de maneira correta. “Vou ver se os lindeiros tão aplicando o agrotóxico de maneira correta pra ninguém sair prejudicado”.

Marioilson Dutra Garcia, filho de Ewerton, acompanhou a visita à feira junto com a mãe e a esposa. A ideia é aproveitar o passeio para buscar informações para aumentar a produtividade na pequena propriedade rural. “Já passei no estande da Embrapa e peguei material sobre pastagem perene de verão. Quero aprender também sobre irrigação. Já tenho o contato da unidade da Embrapa de Bagé, que é a mais próxima da nossa região. Aos poucos a gente vai crescendo”, observou, apontando para a barriga da mulher, que está grávida.

O próximo compromisso da família foi mais uma palestra. Segundo Garcia, é o conhecimento que faz com que ele já tenha vindo à Expointer “umas quantas vezes. Uma dúzia, mais ou menos, desde a década de 80. Venho pelo aprendizado. Se fosse só pelo passeio, acho que teria vindo a primeira vez e nunca mais”, explicou, já partindo para a próxima oficina.

Agricultores associados de cooperativas, sindicatos e associações, organizados em excursões que fizeram a solicitação até o dia 16 de agosto, têm entrada gratuita na Expointer.


Fonte: Expointer 2019 
Foto: Carolina Greiwe / Seplag

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo