Grupo de trabalho estudará estratégias para promover consumo do mel no Estado

Na primeira reunião do ano, a Câmara Setorial da Apicultura constituiu um grupo de trabalho, formado por produtores, técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), pesquisadores e outros especialistas, para definir estratégias de promoção do consumo do mel no Rio Grande do Sul.

A percepção é de que o público geral tem pouco conhecimento a respeito do mel produzido no Estado. “Há tanto a divulgar sobre a qualidade do mel gaúcho, seus diferentes tipos, de acordo com a floração e localização geográfica, além dos principais polos produtores”, enumera o coordenador das Câmaras Setoriais da Seapdr, Paulo Lipp.

Entre as sugestões levantadas e que serão aprofundadas pelo grupo de trabalho estão campanhas publicitárias de promoção do mel e a inserção do produto na merenda escolar da rede pública estadual. O grupo de trabalho se reunirá em 17 de julho para definir todas as propostas de ação, que serão apresentadas na próxima reunião da Câmara, com data a ser definida.

Mais participação dos produtores
Em sua nova formulação, a Câmara Setorial conta agora com uma participação maior dos apicultores: representantes de dez associações de produtores de mel do Estado compareceram a esta primeira reunião. Anteriormente, havia apenas um assento designado a uma entidade do setor. “Isso é um indicativo de como as câmaras setoriais abriram espaço para mais representatividade do setor produtivo”, avalia o diretor de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Secretaria, Ivan Bonetti.

Maior produtor do Brasil
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do Brasil, com média de 11 mil toneladas ao ano. São mais de 37 mil produtores que cuidam de 488 mil colmeias. “O Estado também é o maior consumidor de mel do país, com consumo per capita de 120 gramas por ano, mas evidentemente há espaço para crescer ainda mais”, destaca o coordenador da Câmara Setorial de Apicultura, o produtor Aldo Machado.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) 

Foto: Fernando Dias / Seapdr

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo