Expointer 2019 – Instituto Crescer Legal mostra seus resultados no Parque de Exposições Assis Brasil

Entre as atrações da Expointer de 2019 em Esteio (RS), o público poderá conhecer mais sobre as atividades do Instituto Crescer Legal. Jovens aprendizes egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural irão mostrar um pouco do que aprenderam durante as 920 horas-aulas do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural.

Nos dias 26 e 27 de agosto, eles irão receber os visitantes no espaço destinado para iniciativas voltadas à educação no campo, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Além da presença dos egressos, todas as turmas de aprendizes deste ano farão viagens de estudos à Expointer para conhecer as novidades em tecnologias e técnicas voltadas à atividade rural. No dia 26 de agosto, as turmas de Herveiras e Sinimbu passarão o dia em Esteio. No dia 27, serão os aprendizes de Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado que irão ao Parque de Exposições da Expointer. E no dia 28, será a vez da viagem de estudos das turmas de Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz.

Ao participar da maior feira de exposições da América Latina, o Instituto Crescer Legal mostra resultados do seu pioneiro programa de aprendizes do campo, que promoveu a aplicação da Lei da Aprendizagem em favor dos jovens rurais. E, nas viagens de estudo, os novos aprendizes adquirem conhecimentos e ideias para empreender no campo. A Expointer vai de 24 de agosto a 1° de setembro e, além das exposições, conta com uma ampla programação de palestras, painéis, reuniões e seminários sobre diversas atividades rurais.

INSTITUTO NA TV

O Instituto Crescer Legal também participa do “Fórum de Educação no Campo: Juventude Rural”, do Canal Rural, no dia 28 de agosto. A programação inicia às 13h30min e será transmitida ao vivo do Auditório do Canal Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer 2019. Com a presença de autoridades e de representantes de ações que transformam os jovens rurais em empreendedores do campo, o painel terá enfoque na sustentabilidade no campo e aprendizagem como estratégia para combater o trabalho infantil e promover a sucessão rural.

Os objetivos e ações do Instituto Crescer Legal serão apresentados nas explanações do presidente do Instituto Crescer legal, Iro Schünke, e da gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, e em depoimentos de jovens aprendizes, egressos e familiares. Outro assunto abordado será o projeto Verde é Vida, da Afubra, com relatos do vice-presidente Marco Antonio Dornelles e do coordenador pedagógico José Leon Macedo Fernandes. Após as apresentações dos painelistas, haverá debates e respostas a perguntas do público presente e também, a questões enviadas via whatsapp e facebook.

SOBRE O INSTITUTO

Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo.

Fonte: Instituto Crescer Legal 

Foto: Divulgação / ICL

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo