Cavalo Crioulo no pódio do Campeonato Nacional de Rédeas 2023
Organizada pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), o Campeonato Nacional de Rédeas é um dos maiores eventos da modalidade no calendário anual equestre. Se tornando um grande confraternização entre inúmeras raças de cavalos do país, o Cavalo Crioulo também entra em cena e se destaca graças à sua performance em pista. Com isso, além de conquistar todo o Brasil, o Cavalo Crioulo também conquista uma modalidade que é reconhecida mundialmente, além de competir com ímpeto nas provas regionais e nacionais. O Campeonato Nacional de Rédeas iniciou na sexta-feira, dia 04 de agosto, no Parque de Exposições Dr Fernando Cruz Pimentel, no município de Avaré, interior do estado de São Paulo.
Logo na primeira final do Campeonato Nacional, na categoria Principiante Aberta, o Cavalo Crioulo entrou em pista e fez bonito, garantindo a primeira colocação no pódio. Quem levou para casa a premiação foi Vorá Riacho Fundo, conduzido pelo cavaleiro Dionathan da Luz Jeremias (a dupla dividiu a primeira colocação com Step Shinners Voodoo). Vorá Riacho Fundo é filho de Brazão da Roraima e Vorá Kita, propriedade de Valber Pontes Amurim, de Campina Grande do Sul/PR. A final aconteceu na noite de quarta feira, dia 09 de agosto.
Já na noite de quinta-feira, dia 10, o Cavalo Crioulo reservava ainda muitas surpresas para quem é admirador da modalidade, já que subiu oito vezes ao pódio da competição. Com a Final do Campeonato Nacional Aberta nos níveis 1, 2, 3 e 4, a raça Crioula se consolidou em todos os quatro níveis. No nível 4, 3 e também no nível 2, foi Vorá Riacho Fundo, agora com o proprietário Valber Pontes Amurim, que conquistou a terceira colocação na disputa, após atingir 222 pontos de média. Com uma rotina intensa de treinamento e com uma sintonia entre homem e cavalo que dura mais de três anos, Valber comenta que sua aposta em Vorá foi feita na base da confiança. “Eu só tenho a agradecer a Deus por eu estar aqui hoje e levar para casa tantos prêmios. Sem a presença dele eu não teria conseguido. Depois eu queria agradecer a toda a equipe, que é imensa, e que sempre trabalha duro para que possamos tirar o melhor dos nossos cavalos. Em terceiro eu queria agradecer ao Vorá que me surpreendeu positivamente, pois decidi correr com ele de última hora e agora estamos aqui, com os títulos”.
Juntamente dos prêmios conquistados na ANCR, Valber também levou para casa três premiações, em dinheiro, cedidas pelo Cavalo Crioulo. Estes prêmios fazem parte de uma ação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), para fomentar ainda mais a modalidade no meio Crioulista. Com isso, os Cavalos Crioulos melhores colocados na competição, nas suas categorias, levam para casa as premiações.
No último nível – o nível 1 – o Cavalo Crioulo também esteve presente, agora com dois representantes: Especial Marca dos Santos, filho de F5 Licurgo Tapajós e Bragada Gravatá, propriedade de Angela Maria Corrêa Dalcol Cantarelli, subiu na terceira colocação do pódio com o cavaleiro Fabrício Corrêa Cantarelli, atingindo 213,5 pontos; e Arrogante marca do Santos, filho de Damasco da Reconquista e CLJ Brisa, propriedade de Maicon Pinho Raupp, conquistou a segunda colocação, com Deko Mattos, atingindo 214,5 pontos.
O Cavalo Crioulo ainda participa das categorias de Principiante Amador e também das categorias Jovens. E você pode acompanhar a cobertura no instagram oficial do Cavalo Crioulo, além de poder assistir a disputa de casa, na transmissão fornecida pelo canal oficial da ANCR no Youtube.
Confira os resultados:
Campeonato Nacional de Rédeas
Principiante Aberta
1ª colocação
Vorá Riacho Fundo (à esquerda da foto)
Brazão da Roraima e Vorá Kita
Propriedade: Valber pontes Amurim
Cavaleiro: Dionathan da Luz Jeremias
Nota: 214,5
ABERTA
Níveis 4, 3 e 2
1ª colocação
Vorá Riacho Fundo
Brazão da Roraima e Vorá Kita
Propriedade: Valber Pontes Amurim
Cavaleiro: Valber Pontes Amurim
Nota: 222
Nível 1
2ª colocação*
Especial Marca dos Santos
F5 Licurgo Tapajós e Bragada Gravatá
Propriedade: Angela Maria Corrêa Dalcol Cantarelli
Cavaleiro: Fabrício Corrêa Cantarelli
Nota: 213,5
3ª colocação*
Arrogante Marca dos Santos
Damasco da Reconquista e CLJ Brisa
Propriedade: Maicon Pinho Raupp
Cavaleiro: Deko Mattos
Nota: 214,5
Fonte: ABCCC