Del Oeste Zorrino faz história com recorde em venda de cobertura e embrião mais valorizado da raça

Ele vem fazendo história entre os “padrillos” crioulos, e não é de se espantar que mais uma vez, seu nome aparece em destaque, Del Oeste Zorrino, marca a história, na noite da última quinta-feira (04), durante o leilão da Estância Liberdade, realizado pela Leiloeira Trajano Silva Remates e transmitido pelo Programa Cavalos, que tem por titular, Evaldo Francisco da Rosa, proprietário do garanhão, batendo recorde com a cobertura mais valorizada da raça, no valor de 160 mil reais (adquirida por Aldo Vendramin, Estância Vendramin, Palmeira, no Paraná), e outro recorde refere-se ao valor do embrião do reprodutor, com RE Pioneira -TE, que superou o anterior existente, saindo por mais de 260 mil reais. Venda que foi uma exceção feita pelo proprietário, visto que Zorrino não tem previsão de coberturas futuras disponíveis para serem comercializadas. Na ocasião especial o valor arrecadado foi revertido em prol do Hospital de Rolante.

O importante garanhão da Estância Liberdade, foi importado da Argentina, para projetos da Cabanha, e recentemente foi aclamado entre 119 animais durante a Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos – FICCC; que aconteceu em Buenos Aires, Argentina; com os principais prêmios – Grande Campeão e Melhor Exemplar -,  além dele ser o  grande campeão da tradicional exposição de Palermo em 2018. Com a conquista da Expo FICCC 2023, o criador Evaldo Francisco da Rosa, já havia destacado a alegria e importância do cavalo em sua criação: “Para qualquer criador, um momento destes é um momento máximo, é um momento áureo. É um sonho sonhado por muitos, mas a sorte determina que poucos, neste caso aqui, que apenas um ganhe […] neste momento, sou uma pessoa agraciada. Pela sorte, por Deus, pela família e pelos funcionários que compõem a cabanha […] A palavra que cabe aqui é gratidão e muito obrigado a todos aqueles que estiveram envolvidos neste projeto. Muito obrigado e a felicidade não cabe, temos que dividir com os amigos”.

No auge dos seus nove anos, o gateado é filho de Del Oeste Chiflido, em mãe Del Oeste Zaranta, criado por La Esperanza De Ballester S.R.L, Cabanha La Esperanza, departamento de Sarmiento, na Argentina.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo