Bocal de Ouro 2022 chega ao fim com médias históricas entre as fêmeas
Mais de 20 pontos. Essa foi a nota final de dez éguas e quatro cavalos que estiveram presentes na primeira classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2022, realizada no principal palco da raça Crioula, na pista do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. O Bocal de Ouro, dedicado aos cavalos e éguas inéditos (aqueles que nunca haviam participado do Ciclo do Freio de Ouro anteriormente), que completa 22 anos, mostrou mais uma vez que o caminho da Raça Crioula está bem traçado e caminha para conquistar cada vez mais o Brasil. Neste domingo (1º/05), os 32 conjuntos finalistas, dos 92 admitidos pelo técnico do evento, Luciano Correa Passos, realizaram as etapas de Mangueira II, Bayard Sarmento e Campo II, consagrando 16 conjuntos classificados à Final do Freio de Ouro, além de reservas que garantiram notas altas e também podem figurar entre os finalistas da modalidade que será realizada durante a Expointer deste ano.
>>> Confira aqui a planilha final da categoria Fêmeas do Bocal de Ouro 2022
>>> Confira aqui a planilha final da categoria Machos do Bocal de Ouro 2022
>>> Clique para ver a galeria de fotos dos vencedores do Bocal de Ouro
Após retomar a ponta, depois de liderar a etapa morfológica, ainda na quarta-feira (27/04), Oitava Rima da Cabanha Santa Fé acabou o dia de sábado já na ponta e ficou assim até o fim da disputa, na manhã deste domingo (1º/05), consagrando-se Bocal de Ouro 2022, com a nota final de 21,498. Avaliadas pelo trio de jurados composto por Jorge Rosas Demiate Júnior, Thiago Schilling de Ávila e Vinícius Guedes Freitas, o nível alto na pista refletiu nas placas levantadas entre as fêmeas, com dez éguas alcançando mais de 20 pontos de média final. Filha de JA Impulso com Elite da Cabanha Santa Fé, Oitava Rima foi conduzida pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira, que também levou o título de Ginete Destaque da categoria. A égua campeã tem uma vitoriosa trajetória em morfologia dentro da Raça Crioula. Foi Campeã Potranca Menor e Reservada Grande Campeã na Morfologia Expointer 2019. A égua foi exposta por Gilberto Rodrigues de Freitas, da Cabanha Santa Fé de Aceguá/RS e credenciada em Pelotas/RS, com 18,084.
O jurado Thiago Schilling de Ávila ressalta o alto nível dentre as fêmeas deste Bocal de Ouro. Segundo ele, “o nível das éguas é excelente, desde a etapa morfológica se apresentaram muito bem, éguas muito bem compostas, uma fila bastante difícil de ordenar pelo nível que estavam, decidido no detalhe. Na etapa funcional da mesma forma, seguiram com nível altíssimo, tanto é que na pontuação final as 10 primeiras éguas terminaram com mais de 20 pontos de média, culminando com uma etapa de Campo final maravilhosa, sendo que as seis primeiras éguas tiraram placas acima de 9. Um excelente Bocal, como sempre, acredito que tenham ganhado as melhores”, finaliza o jurado.
Ao assumir o topo do ranking, quando mostrou a sua funcionalidade em pista na última sexta-feira (29), Campana Echo a Mano não saiu mais da primeira colocação e é Bocal de Ouro 2022 entre os machos, com a média final de 20,756. O zaino é filho de Triunfo do Purunã e Campana Ana Terra, e foi conduzido neste Bocal por Fagner Crescêncio Espíndola, indicado como Ginete Destaque da categoria. Exposto por André Rodigheri, Cabanha Rodigheri, de Osório/RS, o conjunto foi credenciado em Santa Rosa, com a média de 17,895 pontos, ficando na primeira colocação.
Jurado da categoria Machos junto a Douglas Leite Gonçalves e Luís Rodolfo Machado, Carlos Marques Gonçalves Neto ressalta a qualidade atlética dos animais da categoria. “Já se via na etapa morfológica que os animais chegaram muito bem preparados, muito atléticos. Nas provas funcionais, foram evoluindo, se destacando, e chegaram no domingo em um nível altíssimo, competindo ponto a ponto pela sua classificação”, diz. Após quatro dias de disputa acirrada, os finalistas chegaram à prova de Campo II em um nível altíssimo, conforme Carlos Marques Gonçalves Neto: “Foram, realmente, um show as provas de Campo da categoria Machos”, elogia o avaliador.
Transmissão ao vivo e Resenha Live Especial 40 anos de Freio
Quem não pôde comparecer ao Parque de Exposições Assis Brasil para torcer direto das arquibancadas conseguiu acompanhar a Final dos Inéditos do conforto de casa através das nossas transmissões ao vivo, com o comando da apresentadora e jornalista Estela Facchin e comentários do técnico credenciado à Associação Felipe Caccia Maciel. No domingo (1º), a competição ainda foi transmitida pela TV, no Canal do Criador. Você pode rever as provas no nosso canal do YouTube do Cavalo Crioulo Oficial ou a página do Cavalo Crioulo no Facebook. No Instagram oficial do Cavalo Crioulo, você fica sabendo de todos os detalhes de bastidores, através dos “destaques” do perfil.
Entrando na programação especial de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos juntamente com os 40 anos de Freio de Ouro, a Resenha Live contou com uma edição especial nesta tarde de domingo, logo após o término da solenidade que entregou os troféus aos vencedores do Bocal de Ouro 2022. Em clima de festa no restaurante do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, a jornalista Estela Facchin reuniu-se com os quatro primeiros colocados de cada categoria em um bate-papo sobre suas trajetórias até o momento de subir ao pódio da Final Nacional de Inéditos. Assista ao bate-papo!
A edição especial da Resenha Live sempre acontecerá ao vivo, logo após cada etapa Classificatória do ciclo 2022 e você também poderá participar, fazendo parte da plateia presente ou assistindo ao vivo nos canais oficiais da ABCCC.
O Freio de Ouro 2022 tem o patrocínio de Supra, Vetnil, Massey Ferguson e Facta Financeira. Conta também com o apoio dos parceiros Oviedo, Mopo, Dima, Canal do Criador, e das cabanhas Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Aurora, Estância Tamanca e Estância Tamareira.
CONFIRA O PÓDIO FORMADO DO BOCAL DE OURO 2022:
FÊMEAS
BOCAL DE OURO
OITAVA RIMA DA CABANHA SANTA FÉ
CRIADOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
EXPOSITOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA FÉ, ACEGUÁ-RS
GINETE: FABIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
NOTA: 21,498
BOCAL DE PRATA
JOTACE BOA SORTE
CRIADOR: JOÃO JURACI CANTARELLI
EXPOSITOR: JOÃO JURACI CANTARELLI
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA ELDORADO, URUGUAIANA-RS
GINETE: RAUL TEIXEIRA LIMA
NOTA: 21,287
BOCAL DE BRONZE
EN FESTA DO CAPATAZ
CRIADOR: GUILHERME JAUREGUY DA FONTOURA
EXPOSITOR: CLAUDIO LUIZ DE LIMA CURI HALLAL
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA CURI, RIO GRANDE-RS
GINETE: JOSE FONSECA MACEDO
NOTA: 20,826
BOCAL DE ALPACA
QUITANDA DO OURIÇO
CRIADOR: LUIS AUGUSTO WEBER
EXPOSITOR: LUIS AUGUSTO WEBER
ESTABELECIMENTO: CABANHA DO OURIÇO, CARAZINHO-RS
GINETE: EDUARDO WEBER DE QUADROS
NOTA: 20,801
5º LUGAR
BASCA CARMELA
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS E JOÃO ANTÔNIO BERTINATTO FRANCESCHETTE
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA-RS
GINETE: GABRIEL VIOLA MARTY
NOTA: 20,794
6º LUGAR
TL ÍNDIA GUAPA-TE
CRIADOR: BRUNO BERWIG TOMBINI
EXPOSITOR: BRUNO BERWIG TOMBINI
ESTABELECIMENTO: SEMENTES E CABANHA TOMBINI, CARAZINHO-RS
GINETE: CHARLES SUM FAGUNDES
NOTA: 20,658
7º LUGAR
ROSÁRIO REALEZA
CRIADOR: VICENTE BATISTA SALDANHA FLORES
EXPOSITOR: VICENTE BATISTA SALDANHA FLORES
ESTABELECIMENTO: FAZENDA DO ROSÁRIO, ROSÁRIO DO SUL-RS
GINETE: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA
NOTA: 20,334
8º LUGAR
CAPANEGRA ACQUAVIA
CRIADOR: FERNANDO DORNELLES PONS
EXPOSITOR: FERNANDO DORNELLES PONS
ESTABELECIMENTO: CABANHA CAPANEGRA, DOM PEDRITO-RS
GINETE: EDUARDO WEBER DE QUADROS
NOTA: 20,314
MACHOS
BOCAL DE OURO
CAMPANA ECHO A MANO
CRIADOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE
EXPOSITOR: ANDRE RODIGHERI
ESTABELECIMENTO: CABANHA RODIGHERI, OSÓRIO-RS
GINETE: FAGNER CRESCENCIO ESPINDOLA
NOTA: 20,756
BOCAL DE PRATA
MARTIN FIERRO DA COLA CRIOULA
CRIADOR: VOLMIR JOSÉ COLLA
EXPOSITOR: VOLMIR JOSÉ COLLA
ESTABELECIMENTO: CABANHA COLA CRIOULA, TURUÇU-RS
GINETE: LINDOR COLARES LUIZ
NOTA: 20,367
BOCAL DE BRONZE
OLIMPIO DA MAIOR
CRIADOR: JULIA E CAIO FUKUSHIMA SOUTO MAIOR
EXPOSITOR: PABLO RICARDO BENVENUTTI
ESTABELECIMENTO: CABANHA BENVENUTTI, BRUSQUE-SC
GINETE: MIGUEL MESA SOUZA
NOTA: 20,095
BOCAL DE ALPACA
RE MUTICURA
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE, ROLANTE-RS
GINETE: JARDEL FINKENAUER PEREIRA
NOTA: 20,083
5º LUGAR
VANERÃO II DE SANTA THEREZA
CRIADOR: RODOLFO BELMONTE MÓGLIA
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO VANERÃO II DE SANTA THEREZA
ESTABELECIMENTO: EST NCIA SANTA MARIA, CABANHA DO MOURO VELHO, GALAPA AGROP. E FAZENDA SANTA LUZIA, BAGÉ-RS
GINETE: JOSE FONSECA MACEDO
NOTA: 19,607
6º LUGAR
SAUDADES ESTRIBO
CRIADOR: ADRIANA BECK NESSI/CLEBER RANGEL TODERO
EXPOSITOR: ADRIANA BECK NESSI/CLEBER RANGEL TODERO
ESTABELECIMENTO: CABANHA SAUDADES, CRUZ ALTA-RS
GINETE: EDUARDO WEBER DE QUADROS
NOTA: 19,566
7º LUGAR
NH GUAPO-TE
CRIADOR: VALDECIR JOSÉ KÖHLER
EXPOSITOR: VALDECIR JOSÉ KÖHLER
ESTABELECIMENTO: CABANHA NOVO HORIZONTE, HORIZONTINA-RS
GINETE: MÁRCIO RODRIGUES MACIEL
NOTA: 19,547
8º LUGAR
HECHO NO MÁS DA 3J
CRIADOR: PARCERIA ANDRADE LIMA
EXPOSITOR: PARCERIA ANDRADE LIMA
ESTABELECIMENTO: CABANHA 3J, PELOTAS-RS
GINETE: ANTONIETO DA ROSA
NOTA: 19,509
Fonte: ABCCC