Senar-RS levará oficinas de Operação de Drones para Abertura da Colheita do Arroz

Manter-se competitivo na agricultura e na pecuária, aumentando qualidade e produtividade, exige modernização. E uma das ferramentas tecnológicas mais versáteis para auxiliar os produtores são os drones. Esses veículos aéreos podem ser empregados em diversas funções – da pulverização ao levantamento altimétrico, passando pela contagem de cabeças de gado e árvores no pomar, além da verificação de danos e pragas.

Para ampliar o interesse dos produtores sobre essa possibilidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) realizará oficinas diárias durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro, em Capão do Leão (RS).

Conforme o agrônomo e Técnico em Formação Profissional Rural Henrique Padilha, a oficina Drone na Agricultura é uma pequena amostra do curso Operação de Drones, oferecido regularmente pelo Senar-RS. Na Abertura da Colheita, a atividade será realizada quatro vezes por dia, com duração de 30 minutos de ações teóricas e práticas.

“Nos primeiros 15 minutos, o instrutor vai apresentar as possibilidades de uso do drone e como isso pode ajudar o produtor rural. Na segunda metade, ele fará o planejamento do plano de voo e a demonstração prática do uso do equipamento realizando a captação de imagens aéreas”, explica Padilha.

Seguindo um ditado que diz que “é o olho do dono que engorda a boiada”, William Maas, produtor rural em Candelária, fez o curso em 2020. Segundo ele, o uso do aparelho torna o trabalho nas lavouras de arroz e soja muito mais prático.

“Dá para detectar falhas de plantio, alguma doença na cultura, se furou uma taipa. Com as imagens em tempo real, posso ver se há algum problema sem ficar me deslocando. Hoje, passo o dia de um lado e para outro na lavoura para ver se está tudo bem. Com o drone, posso saber da situação e tomar uma decisão mais rápido”, valoriza Maas.

O evento

O Senar-RS levará à Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – que sediará a Abertura Oficial da Colheita do Arroz -, uma estrutura própria para atendimento aos produtores rurais. Na unidade móvel da instituição, técnicos vão prestar informações e tirar dúvidas sobre cursos e programas oferecidos.

Em 2022, o evento terá como tema “A produção de alimentos no pós-pandemia. novos patamares, novos desafios”, terá atividades presenciais e on-line, além das tradicionais vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Oficina Drone na Agricultura

Quando: dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022

Horários: 10h, 11h, 14h e 15h

Onde: Espaço Senar na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado (Av. Eliseu Maciel, s/nº,  Capão do Leão)

Inscrições: no local

Fonte: SENAR

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo