Núcleo Sem Fronteiras completa 15 anos de história
Quinze anos atrás, no sábado do dia 11 de novembro de 2006, era inaugurada na cidade de Bauru, em São Paulo, uma iniciativa que visava a somar para o fomento e a expansão do cavalo crioulo pelo sudeste do Brasil. O Núcleo Sem Fronteiras, como foi chamada essa associação de criadores crioulistas, vem tendo sucesso em cumprir o objetivo a que se propôs uma década e meia atrás e, na última quinta-feira, comemorou o seu aniversário relembrando a trajetória percorrida até o momento (leia a carta do Diretor de Provas do Núcleo, Gustavo Piegas, ao final desta matéria).
Ao longo de todos esses anos, a quantidade e a qualidade dos Crioulos na região cresceram juntas, o que é confirmado em competições nacionais como as recentes Finais de Campereada/Team Penning e Ranch Sorting da ABCCC, em que equipes da Liga Leste Paulista ocuparam o topo dos pódios. No ciclo de 2021, mesmo com dificuldades em função da pandemia de Covid-19, o Núcleo organizou importantes eventos como a Exposição Morfológica Passaporte em Ourinhos/SP (foto de capa da matéria), que no mês de Junho reuniu cabanheiros e criadores de cinco estados (RS, SC, PR, SP, GO e MS), além do IV Potros Sem Fronteiras, da V prova de Ranch Sorting e da XII Exposição Morfológica de Mococa/SP, a serem realizados entre os dias 26 e 28 de novembro.
Com duas sedes desde 2019, sendo uma em Bauru/SP e outra em Uberaba/MG, o Núcleo Sem Fronteiras orgulha-se do trabalho de expansão que vem sido feito junto à ABCCC e planeja um calendário intenso para 2022. O atual presidente do Núcleo, João Carlos Canto Porto, conta o que está programado: “Em março, vamos ter a tradicional Credenciadora ao Freio de Ouro na Estância Tamareira, do nosso Presidente da ABCCC, Onécio Prado. Teremos a Morfologia Passaporte de Uberaba/MG em Maio, e a de Ourinhos/SP em Junho. Para esse mês, também está programado um leilão de animais dos criadores do nosso Núcleo e uma das etapas do Ranch Sorting, em Avaré/SP. No total, teremos 4 provas da modalidade no próximo ciclo, com a primeira Copa Ranch Sorting Crioulos Sem Fronteiras, em parceria com a Associação e a Liga Leste Paulista! Por último, faremos a tradicional prova morfológica de Mococa”.
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos parabeniza o Núcleo Sem Fronteiras por toda a sua história de trabalho pela raça Crioula, e deseja que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas!
Fonte: ABCCC