Potencial produtivo do milho é tema de 11º Webinar Técnico
O tema Potencial produtivo do milho foi debatido nesta quarta-feira (16) durante o 11º Webinar Técnico do Pró-Milho/RS, promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). O evento online contou com a participação de mais de 400 pessoas, sendo transmitido ao vivo e simultaneamente pelo Facebook e pelo Youtube do Programa Rio Grande Rural da Instituição.
O evento, mediado pelo extensionista Carlos Gabriel Nunes dos Santos, contou com as falas de boas-vindas na abertura do coordenador do Programa Pró-Milho/RS da SEAPDR, Valdomiro Haas, e do diretor Técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri. Temos que ter o milho como estratégia máxima para o sucesso da atividade primária no Estado. Precisamos encontrar uma solução de ter a cultura suficiente no RS para transformar ele em carne, ovos, leite, que é a nossa vocação agrícola, ressaltou Rugeri.
Em seguida, teve início as palestras previstas para esta edição. O meteorologista e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Anderson Haas Poersch, fez todo o prognóstico climático para este ano. Vamos continuar com distribuição irregular de chuvas nos próximos meses e devemos ter atenção em relação a entradas de ar mais frias também nos meses de agosto e setembro. Além disso, sempre devemos ficar atentos às previsões climáticas, que devem ser consultadas para toda e qualquer tomada de decisão na agricultura, ressaltou Poersch.
Já o engenheiro agrônomo e professor doutor também na UFSM, Alencar Zanon, falou sobre o potencial produtivo da cultura mais produzida no mundo todo. É hora de investir na sustentabilidade como mais um caminho para aumentar a produção de alimentos e nos tornarmos autossuficientes.
Para quem não pode acompanhar o evento ao vivo nesta manhã, ele continua disponível para ser visto a qualquer tempo no canal do Youtube do Programa Rio Grande Rural (https://bit.ly/2TFjJKJ) e na página do Facebook da Emater/RS-Ascar.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural