Chuva continua no Sul e avança para o Sudeste nesta sexta
A previsão do tempo mostra que as precipitações seguem em Mato Grosso, e, além do norte do estado, chegam na capital
Sul
O tempo mostra que a frente fria avança para o oceano, mas um novo sistema de baixa pressão atmosférica se forma próximo ao litoral sul do Rio Grande do Sul, o que ainda ajuda a canalizar umidade para o estado e os maiores volumes de chuva seguem ocorrendo entre a Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Nestas áreas, o dia fica nublado, com chuva ocorrendo a qualquer momento do dia, e as temperaturas não sobem muito na parte da tarde. Nas demais áreas do estado, assim como no restante da região Sul do país, a chuva ocorre de forma bem isolada e sem altos volumes. Mesmo assim não se descarta o risco para temporais isolados. Tempo firme ainda no extremo norte do Paraná.
Sudeste
Na sexta, as áreas de chuva aumentam no Sudeste, e avançam para parte do estado do Rio de Janeiro, pegando boa parte do Espírito Santo e parte da metade sul de Minas Gerais. Além de acontecer na maior parte do estado de São Paulo. As chuvas na sua grande maioria ocorrem a partir da tarde, e vem na forma de pancadas e acompanhadas por raios e rajadas de vento. Com possibilidade maior de queda de granizo no oeste e centro do estado paulista.
Nas demais áreas, o que prevalece é o tempo firme, com temperaturas altas e baixa umidade do ar, isso no noroeste do estado de Sã Paulo, entre Valparaíso e Jales e do centro ao norte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.
Centro-Oeste
A previsão do tempo diz que a chuva ganha força em Mato Grosso e agora deve atingir também a capital. Mais uma vez há risco de chuva forte e temporais isolados em todas as áreas do estado. A chuva retorna também para o oeste de Mato Grosso do Sul, ocorrendo especialmente na parte da tarde com risco de trovoadas. Nas demais áreas do estado, assim como em todo o estado de Goiás, a condição segue de tempo firme, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar na parte da tarde.
Nordeste
O clima segue instável desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte, além da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Os maiores acumulados são registrados ainda entre o Maranhão, Piauí e Ceará. Enquanto isso, praticamente todo o estado da Bahia segue com tempo firme. Já são mais de 20 dias sem registro de chuva em alguns pontos do interior baiano.
Norte
A chuva continua em praticamente toda a região Norte nesta sexta. Ainda assim, os acumulados diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda há risco para temporais entre todo o Norte, principalmente entre Rondônia, sudoeste do Amazonas e norte do Pará. Enquanto isso, o sudeste do Tocantins ainda tem tempo firme, com sol e bastante calor.
Fonte: Somar Meteorologia/Canal Rural