Previsão indica temporais com raios e granizo neste fim de semana

Uma nova frente fria avança pelo Sul do país e outros sistemas mantêm as precipitações volumosas em alguns estados brasileiros

Previsão do tempo para o sábado, 12

Sul

O sábado será marcado por tempo instável nos três estados da região, devido ao avanço de uma frente fria que provoca chuva e temporais. Não há expectativa para grandes acumulados, mas a precipitação deve ser acompanhada de temporais, com rajadas de vento de moderada à forte intensidade, eventual queda de granizo e raios. Os temporais devem ocorrer principalmente no norte gaúcho e no oeste dos demais estados.

Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar, e por isso a chuva já perde bastante intensidade entre Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda assim, há condição para pancadas de chuva em ambos os estados, que vêm acompanhadas por trovoadas e ventos moderados. Entre São Paulo e Rio de Janeiro, a chuva ocorre na forma de temporais isolados, mas com baixos volumes previstos. Temperaturas em elevação.

Centro-Oeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul se desconfigura, mas o tempo instável ainda persiste em boa parte da região neste sábado, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera. Por isso, a previsão do tempo indica chuva e temporais, com destaque para o centro-sul de Mato Grosso e oeste de Goiás, onde os volumes podem ser mais expressivos. Em Mato Grosso do Sul, a chuva é mais rápida e isolada, sem grandes acumulados.

Nordeste

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) segue atuando sobre a região, inibindo a formação de nuvens carregadas e garantindo mais um dia de tempo firme em praticamente todas as áreas. Pancadas fracas e isoladas de chuva poderão ser observadas no oeste e sul da Bahia e também no Maranhão, mas não há expectativa para grandes volumes. Nas demais áreas, inclusive no litoral, o tempo seco predomina.

Norte

A combinação entre calor e umidade mantém o tempo instável em toda a região, onde há previsão para pancadas isoladas de chuva no período da tarde. Apesar de pouco volumosa, a chuva vem na forma de temporais, acompanhada por raios e ventos moderados. Destaque para chuva mais expressiva novamente entre Acre e Rondônia.

Previsão do tempo para o domingo, 13

Sul

Continua a condição de chuva, tempo instável e temporais nos três estados. Há risco para alta atividade elétrica, rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo. O destaque fica para o norte, noroeste, campanha, fronteira com o Uruguai e sul gaúcho, onde os volumes tendem a ser mais elevados.

Sudeste

Ainda há condição para chuva em todas as áreas do Sudeste, segundo a previsão do tempo. Os maiores acumulados devem ocorrer na Zona da Mata mineira. Nas demais áreas, deve chover de forma bem isolada e com baixos acumulados. Mesmo assim, não se descarta a chance de temporais pela região, com trovoadas. Temperaturas mais elevadas na região, em comparação aos dias anteriores.

Centro-Oeste

A chuva já perde bastante intensidade no Centro-Oeste do Brasil, mas ainda não se descarta a chance para temporais isolados nos três estados e também na Capital Federal, devido à combinação entre calor e umidade. Os volumes desta vez não são elevados, mas a chuva vem acompanhada por raios e ventos moderados.

Nordeste

O tempo seco predomina em praticamente toda região, com previsão de chuva restrita somente ao Maranhão, litoral do Piauí, Ceará e faixa leste desde Maceió (AL) até Natal (RN). No Maranhão, essa chuva deve vir com trovoadas, especialmente na parte da tarde.

Norte

A combinação entre calor e umidade é o principal responsável pelas pancadas de chuva previstas nos sete estados, de acordo com a previsão do tempo. A chuva ocorre preferencialmente durante a tarde e é acompanhada novamente por raios e ventos moderados. Tempo firme aos pontos volta a predominar no leste do Tocantins.

Fonte: Canal Rural/Somar Meteorologia

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo