Secretaria da Agricultura divulga dados preliminares atuais da safra da uva do RS

A Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou, nesta quarta-feira (28), os dados da safra 2020 da uva do Estado do Rio Grande do Sul.

Comparada à safra de 2019, houve uma queda de 18,2 % na produção geral de uvas, sendo possível apontar as seguintes causas: o excesso de chuva na floração e a seca no enchimento da baga e na maturação.

A produção de uvas americanas ou híbridas teve uma redução de 20,3% quando comparada à safra 2019, sendo o maior decréscimo nas tintas (21,8%). As uvas viníferas apresentaram uma menor redução em comparação às americanas ou híbridas.

O grau glucométrico (°BABO) médio da safra 2020 ficou superior ao da safra 2019 em todas as uvas observadas, sendo 12% superior à média de 2019. O maior valor médio observado foi de 24,5°BABO para as uvas viníferas e de 19,8°BABO nas uvas americanas ou híbridas.

Segundo a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr, Fabíola Lopes, os dados do Sistema de Cadastro Vinícola do Estado do RS (Sisdevin) confirmam o que o produtor verificou a campo. “Uma safra menor em quantidade, porém, melhor em qualidade, que pode ser constatada pelo grau glucométrico apresentado pelas uvas nessa safra.”

Acesse  SISDEVIN Resumo safra 2020 produção de uvas (.pdf 567,54 KBytes)

SISDEVIN 2020 Uvas Industrializadas RS (.pdf 487,58 KBytes)

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo