Projeto da nova Arena do Cavalo Crioulo recebe primeiras verbas para seu início

O projeto arquitetônico da nova Arena do Cavalo Crioulo foi apresentado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos na Expointer 2019. A diretoria do biênio foi surpreendida de forma positiva pela grande aceitação do Poder Público acerca da concepção do espaço. Logo no começo do ano de 2020, o planejamento recebeu verbas parlamentares para suas fases 1 e 2 (construção de arquibancadas, camarotes e estrutura para a cobertura).

Até o momento, quatro deputados contribuíram no auxílio da verba arrecadada para as obras de readequação das estruturas junto ao Pavilhão do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS. Somada, a quantia viabilizada através de Afonso Hamm (PP), Jerônimo Goergen (PP), Lucas Redecker (PSDB) e Ubiratan Sanderson (PSL), chega ao valor de R$2.960.500.00 reais.

Grande parte dos recursos obtidos pelos congressistas são oriundos de programas do Ministério da Agricultura, que anualmente auxilia propostas em todo o Brasil. “Nosso projeto foi escolhido por sua qualidade e pela importância econômica da cadeia produtiva do cavalo no RS e no Brasil. Agradecemos o apoio dos parlamentares que defendem nosso setor”, retribui o presidente da ABCCC, Francisco Kessler Fleck. Devido à pandemia, o processo de finalização do projeto, bem como sua execução, estão agora sendo retomados.


Relembre

A Secretaria da Agricultura firmou acordo no ano de 2014 com a ABCCC, para concessão de área no Parque de Exposições Assis Brasil, sendo a primeira entidade entre as usuárias do parque a firmar compromisso após a aprovação de lei na época de um marco regulatório para a área, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2013. O contrato firmado previa a concessão de área de 7,5 hectares, quatro hectares a mais do que o que a ABCCC tinha até o momento, por 25 anos e renovável por outros 25 anos.

No ano de 2015, durante a Expointer, foi inaugurado o novo espaço da ABCCC no Parque, com a mudança das cocheiras dos animais para perto da pista de provas do cavalo Crioulo, a criação da Boulevard do Cavalo Crioulo, um espaço com comércio de vestuários e acessórios, artigos tradicionalistas e artesanais, e o Tattersal do Cavalo Crioulo, espaço para remates da raça Crioula. Já em 2017 ocorreu mais uma etapa de ampliação do complexo do Cavalo Crioulo. com a cedência de espaço para a construção do Camping com 116 lugares e do estacionamento com 320 vagas.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo