Início da semana deve ser de temporais em parte do Brasil
Não se descarta a chance para intensas trovoadas, rajadas de vento que variam de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo; veja onde!
Segunda-feira, 28
Sul
A semana começa ainda com tempo instável no norte do Rio Grande do Sul, devido ao avanço da frente fria aliada à instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. No entanto, a bola da vez será o estado de Santa Catarina e Paraná, que já começam a segunda-feira com chuva intensa e fortes temporais.
Novamente, não se descarta a chance para intensas trovoadas, rajadas de vento que variam de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo, inclusive na Grande Curitiba e Florianópolis.
Sudeste
Na segunda-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo e uma nova frente fria que atua em alto mar, aumenta as condições para chuva no litoral paulista e região da Costa Verde, no Rio de Janeiro. Serão pancadas rápidas e passageiras de chuva, nada que cause grandes preocupações.
Nas demais áreas do Sudeste, o calor ganha cada vez mais intensidade devido aos ventos que sopram do quadrante norte e noroeste, e conseguem elevar rapidamente as temperaturas. As temperaturas ultrapassam facilmente os 35°C no centro-oeste e norte paulista, assim como em diversos municípios de Minas e Rio de Janeiro. O tempo seco continua predominando, e por isso, atenção aos níveis de umidade relativa do ar no período da tarde, que podem alcançar níveis críticos.
Centro-Oeste
A semana começa com condição para pancadas de chuva na faixa oeste entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas que vão perdendo intensidade com o passar das horas. O tempo quente e seco passa a predominar nas demais áreas, assim como em todo o estado de Goiás, e por isso, os níveis de umidade relativa do ar seguem em declínio nas horas mais quentes do dia.
Nordeste
Pouca chuva na região Nordeste do Brasil. Pancadas rápidas e passageiras poderão ser observadas entre Maceió (AL) e Natal (RN), mas sem grandes acumulados. Chove fraco também no norte do Maranhão. Demais áreas com tempo seco e quente, sem previsão para mudanças por enquanto.
Norte
Na segunda-feira, pouca coisa muda no padrão de tempo da região Norte do Brasil. A combinação entre calor e umidade segue sendo o grande responsável pela chuva, que novamente vem na forma de temporais isolados. Somente no Amapá que a chuva ocorre de maneira mais fraca. Em Tocantins o tempo firme persiste.
Terça-feira, 29
Sul
Na terça-feira, a chuva começa a dar uma trégua na região Sul do Brasil, e o tempo firme predomina em praticamente todas as áreas, com sensação de frio mais presente. Por conta dos ventos úmidos que sopram do mar, há condições para chuva fraca no litoral dos três estados.
No final do dia, instabilidades se aproximam do Rio Grande do Sul e voltam a provocar pancadas isoladas de chuva no centro-sul gaúcho. No entanto, é no dia seguinte, que as instabilidades voltam a intensificar sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva e temporais no centro, sul e Campanha Gaúcha. A chuva começa a se espalhar para as demais áreas com o passar da semana, novamente com alto potencial para temporais e volumes significativos de chuva.
Sudeste
Na terça-feira segue a condição para a ocorrência de pancadas isoladas de chuva e bastante nebulosidade no leste paulista e parte do Rio de Janeiro. O sistema de baixa pressão atmosférica, mantém a condição para chuva na região, além da direção dos ventos favorecer o transporte de umidade para a costa. Mas as demais áreas da região, seguem sob influência da massa de ar seco, que inibe a formação de nuvens de chuva e mantém o tempo firme.
Centro-Oeste
A terça-feira, a chuva perde força no Mato Grosso do Sul e grande parte da região passa a sofrer influência da massa de ar seco. Chove apenas entre o norte do Mato Grosso, de forma pouco volumosa, mas que pode vir acompanhada de temporais.
Nordeste
A semana começa com pouca chuva na região Nordeste do Brasil. Pancadas rápidas e passageiras poderão ser observadas entre Maceió (AL) e Natal (RN), mas sem grandes acumulados. Chove fraco também no norte do Maranhão. Demais áreas com tempo seco e quente, sem previsão para mudanças por enquanto.
Norte
Na terça-feira, altos acumulados de chuva são esperados entre o Amazonas e Acre. Chuva com trovoadas também são ocorrem entre Rondônia, Pará, Amapá e Roraima. No Tocantins, o tempo firme ainda persiste.
Fonte: Somar Meteorologia