Senar/SC retoma 193 treinamentos gratuitos em julho no Estado

Com a autorização da retomada dos cursos livres de curta duração pelo Governo de Santa Catarina, em Portaria da Secretaria de Estado de Saúde nº 352 de 25/05/2020, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), retoma em julho a realização dos treinamentos gratuitos. Os cursos contemplam mais de 4.000 produtores, em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. São 193 qualificações no mês em 81 municípios que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. As capacitações também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que a retomada das atividades presenciais só será permitida em estabelecimentos que possibilitam o distanciamento mínimo de 1,5 metro e com quantidade mínima de participantes. Os Sindicatos Rurais e as entidades parceiras seguirão medidas de higiene e segurança exigidas pelos órgãos de saúde como a disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras durante os treinamentos. Os ambientes também serão higienizados constantemente, seguindo as regras determinadas pela Portaria.

Zanluchi destaca que a retomada segura é um passo importante para o setor, porque os cursos gratuitos possibilitam maior qualificação aos produtores e oportunizam novas formas de empreender no campo. “São nestes treinamentos que os produtores aprendem novas atividades para inovar nos negócios e complementar a renda da família. Nossa proposta é gerar conhecimento e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no meio rural”, enfatiza.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que as qualificações acontecerão em todas as regiões do Estado, nos municípios em que a retomada dos cursos livres está permitida. Pedrozo afirma que é preciso garantir a saúde e a segurança de todos, sem deixar de buscar conhecimento para superar a crise. “Os treinamentos complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar a produção nas propriedades, fatores que contribuem para o momento que exige inovação e criatividade. Eles fortalecem a agricultura familiar e as cadeias produtivas”, observa.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo