Rolante sedia etapa da Morfologia Passaporte de Primavera

A partir de hoje (10) os exemplares que irão concorrer a mais oito vagas (quatro machos e quatro fêmeas) para a Final da Morfologia Expointer desembarcam no município de Rolante, cidade do Vale do Taquari, distante 117 km da capital Porto Alegre, para o penúltimo Passaporte de Primavera da temporada. Novidade para o ciclo morfológico de 2024, os passaportes de Primavera  se encaminham para seu término. Das seis etapas previstas, quatro já foram realizadas: Lages, São Gabriel, Alegrete e Pelotas. A última etapa será em Pato Branco, no Paraná.

A penúltima edição do Passaporte de Primavera é organizado pelo Núcleo Encosta da Serra de Criadores de Cavalos Crioulos (NESCCC) e será sediado na pista do núcleo no Parque de Eventos Estância Liberdade. Os jurados responsáveis por avaliar as categorias desta etapa são Pedro Boemo Ferreira,que será o jurado principal e Carlos Loureiro de Souza, que atuará como jurado auxiliar. A admissão dos animais inscritos para o evento ficará aos cuidados do técnico do Cavalo Crioulo Ricardo Guazzelli Martins

“Com o espírito de gente que gosta do que faz”

O Núcleo Encosta da Serra de Criadores de Cavalos Crioulos foi fundado em 2001 no Vale do Taquari, comportando cidades como Lajeado, Taquari, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. A criação da sede foi uma história de sucesso, com ajuda da prefeitura de Rolante, que cedeu uma área dentro do parque do Rolantchê, também com a entrada de Evaldo Rosa, da Estância Liberdade, e as contribuições dos criadores da região. O Secretário da NESCCC, Rômulo Marsicano, comenta que a decisão surgiu em reunião de criadores aficionados pelo cavalo. “Continuamos com o mesmo espírito de gente que gosta do que faz”, disse.

O núcleo espera receber um bom evento após um produtivo período de trabalhos preparativos. “Vai estar lindo”, diz o Secretário. O Passaporte de Rolante, cujas inscrições encerram-se nesta sexta-feira (10),  já conta com 99 inscrições de animais no total, entre incentivo e passaporte. “A expectativa é muito boa”, comenta. A admissão ocorre na manhã deste sábado e, na sequência, iniciam os julgamentos morfológicos dos animais admitidos pelo Técnico do Cavalo Crioulo responsável pelo evento, Ricardo Guazzelli Martins.  

Transmissão ao Vivo

Assim como anunciado no início da temporada de Passaportes de Primavera, a audiência do Cavalo Crioulo apaixonada pelos julgamentos morfológicos poderá assistir ao Passaporte de Rolante através do canal oficial do Cavalo Crioulo no Youtube. 

As atividades que compõem a programação oficial do evento organizado pelo NESCCC iniciam na tarde desta sexta-feira, com a Concentração de Machos a partir das 14hs, sob a supervisão do Técnico do Cavalo Crioulo, Carlos Marques Gonçalves Neto. Confira a seguir a programação completa do Passaporte de Primavera na cidade de Rolante e não perca nenhum detalhe desta grande festa do Cavalo Crioulo.

•PROGRAMAÇÃO•

10/11/23 – Sexta-Feira

14hs CONCENTRAÇÃO 

Local: Pista NCCCES

Técnico: Carlos Marques Gonçalves Neto

11/11/23 – Sábado

08hs Admissão PASSAPORTE 

09hs Início julgamento PASSAPORTE 

16hs Café da Tarde oferecido pelo Núcleo

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo