Melhores do Circuito Nacional de Enduro concluem ciclo e são premiados em Pelotas/RS

A bicentenária Estância da Graça, em Pelotas/RS, que serviu de cenário para as gravações da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, abriu suas portas para receber a última etapa do Enduro. No sábado (25), os 22 competidores, selecionados pelo Técnico do Cavalo Crioulo Luciano Corrêa Passos, competiram para alcançar os melhores tempos nas categorias de 80 km, 50 km, e 30 km A e B. Organizada e promovida pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos (NSCCC), a última etapa marcou o encerramento do ciclo de provas, revelando os grandes campeões da temporada do Enduro.

Visando avaliar as habilidades dos conjuntos em trajetos desafiadores, repletos de obstáculos naturais que exigem o máximo de suas aptidões, tanto o Cavalo Crioulo quanto o cavaleiro se dedicaram a ultrapassar seus próprios limites, mantendo um cuidadoso equilíbrio entre o desafio e a preservação da integridade física do ginete, bem como a capacidade de recuperação e o bem-estar atlético do animal. Durante a fase final, os competidores protagonizaram uma disputa envolvente, conforme destacado por Cristina Zambrano, coordenadora da Subcomissão da Modalidade.

Os Grandes Campeões do Ciclo 2023 do Enduro

Após percorrer 80 km, o conjunto formado por Cesar Galiano montando Calienta do Rincão do Xucros conquistou o primeiro lugar na categoria, totalizando 20 pontos. Além de campeão da categoria, o cavaleiro também foi reconhecido como ginete destaque.

Na categoria 50km, onde os competidores encararam o percurso de 50 km, o título de campeão ficou com o conjunto formado por Tarcio Araújo Barboza e Quilero Del Camino, que finalizou o ciclo com 24 pontos. Tarcio também recebeu o título de ginete destaque na categoria 50 km.

Nas últimas categorias disputadas na tarde de sábado, a categoria 30 km A teve como campeã o box 08, composto por Joana Zambrano dos Santos Silva e Las Castellana Kanko. A dupla encerrou a competição com 32 pontos, e Joana foi premiada como ginete destaque da categoria 30 km A. Na categoria 30 km B, Carolina Ohana Costa Bundt com RFK Fenômeno alcançou o primeiro lugar, totalizando 28 pontos, e recebeu o prêmio de ginete destaque.

Além dos campeões do ciclo 2023 de Enduro, o título de melhor Cavalo do circuito foi para La Castellana Kamko, que encerrou o circuito com 32 pontos.

Conheça os campeões do ciclo de Enduro: 

Categoria 80 km 

CAMPEÃO E GINETE DESTAQUE

BOX 43 – Cesar Galiano e Calienta do Rincão dos Xucros

Proprietária:  Marta Zambrano e filhas

Estabelecimento: Cabanha Las Xucritas 

Município: Pelotas-RS 

Categoria 50 km 

CAMPEÃO E GINETE DESTAQUE 

BOX 27 – Tarcio Araújo Barboza e Quilero del Camino

Proprietário: José Carlos Ferreira Baptista 

Estabelecimento: 514

Município: Aceguá – RS

Categoria 30 km A 

CAMPEÃ E GINETE DESTAQUE

BOX 08 – Joana Zambrano dos Santos Silva e Las Castellana Kamko

Proprietária:  Marta Zambrano e filhas 

Estabelecimento: Cabanha Las Xucritas 

Município: Pelotas – RS

Categoria 30 km B

CAMPEÃ e GINETE DESTAQUE

BOX 72 – Carolina Ohana Costa Bundt e RFK Fenômeno, SBB: B339221

Proprietário: Rogério Fabian Fick Kummer 

Estabelecimento: Cabanha Ponche Verde 

Município: Dom Pedrito-RS

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo