Divulgado regulamento atualizado da Marchita 140 km para o ciclo 2024

Desde o ano de 2022 compondo o calendário de provas oficiais da raça Crioula, a Marchita de 140 km se consolidou como uma disputa em que a capacidade, rusticidade e a resistência do Cavalo Crioulo são postas à prova. Com a última etapa do ciclo 2023 realizada no município de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, no mês de setembro, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulga agora as atualizações do regulamento da modalidade para o ciclo 2024. 

Com ciclos que se iniciam em abril e se encerram em setembro de cada ano, a Marchita 140 km tem como propósito testar a capacidade do Cavalo Crioulo, observando os padrões de saúde e bem-estar animal, além da responsabilidade dos proprietários, criadores, treinadores, ginetes e outros agentes envolvidos. A modalidade de resistência curta também busca integrar e incentivar a participação familiar e de novos criadores nas provas de resistência.

Dentre as mudanças aprovadas pela Subcomissão da prova e pelo Vice-Presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, destacamos resumidamente dois pontos principais de alteração no regulamento. Um deles é a implementação da escolha do exemplar “Selo da Raça” entre os participantes da prova, eleito pelo Inspetor Técnico responsável por cada etapa, seguindo o modelo adotado em outras competições da raça. Outra medida, que reforça o compromisso da entidade com o bem-estar animal, é a adoção de possíveis penalizações aos responsáveis cujo animal não seja submetido à inspeção e controle veterinário, ou que seja retirado da prova sem aviso ao comissário de prova  e/ou comissão veterinária.

Confira a seguir os principais tópicos atualizados no regulamento:

Art. 19 – Ao finalizar cada etapa, todos os animais devem passar pelo controle veterinário, ficando a cargo da comissão veterinária a decisão técnica da continuidade do animal na prova. A Comissão Organizadora disponibilizará medicamentos aos veterinários e, em caso de uso, o custo será cobrado do proprietário do animal. Porém, sendo necessário o uso de qualquer medicamento, o animal estará automaticamente eliminado da prova. 

§ÚnicoO participante que não passar pelo controle veterinário e desistir da prova sem aviso prévio, estará sujeito a penalização para o ginete/proprietário do animal no próximo ano/ciclo.

Art. 24 – Para cada etapa será indicado pelo técnico supervisor do evento, o animal com melhor qualificação morfológica e tipicidade racial (Selo de Raça). Seu proprietário receberá um Certificado da ABCCC durante a premiação do evento.

O regulamento atualizado da Marchita 140 km pode ser acessado no link abaixo ou por meio do Aplicativo do Cavalo Crioulo, bem como no Site Oficial, através da aba Eventos >>> Regulamentos/Formulários.

[CLIQUE E CONFIRA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA]

A ABCCC enfatiza a necessidade de todos os envolvidos e interessados na modalidade esportiva da Marchita 140 km realizarem a leitura integral do regulamento atualizado. Esta prática é importante para assegurar o pleno entendimento das diretrizes, normativas e atualizações, contribuindo para a transparência do evento. Além disso, a compreensão do regulamento promove uma participação mais consciente e responsável, alinhada aos princípios da Associação.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo