Definidos os jurados da Outonal e Morfologia Expointer 2024

A cada ciclo morfológico que se inicia, nota-se o avanço da raça através do grande número de animais presente nos julgamentos seletivos para uma vaga na Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, durante a maior Feira Agroindustrial da América Latina, a Expointer. Mais que volume, o que impressiona é o alto nível de qualidade dos animais apresentados aos jurados, que precisam analisar minuciosamente os detalhes de conformação dos animais, para assim seguir os padrões desejados da raça. Devido ao nível técnico e focado na precisão dos julgamentos dos jurados, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), implantou no ciclo anterior, a presença de dois jurados em pista, composto por um jurado principal e um titular, visando auxiliar os mesmos. Reconhecendo a importância desse nível, dois eventos importantes no Ciclo 2024, contarão com uma novidade divulgada hoje, além dos jurados dos eventos, pelo Setor de Provas do Cavalo Crioulo: a Passaporte Outonal e a Final da Morfologia Expointer 2024 tem duplas de jurados definidos e contarão com um árbitro

Confira na sequência os nomes selecionados que irão avaliar os animais durante a Passaporte Outonal e a Final da Morfologia Expointer 2024: 

Passaporte Outonal

Jurados: Eduardo Móglia Suñe e Fernando Harger

Árbitro: Rodrigo Albuquerque Py

Morfologia Expointer 2024

Jurados: Carlos Solanet e Gustavo Silveira Rodrigues

Árbitro: Luciano Correa Passos

O Ciclo Morfológico 2024 que já teve início através das Exposições Passaporte de Primavera, sendo realizada seis até o momento, contará com outras quinze exposições que estão no calendário de atividades do Cavalo Crioulo, totaliza 21 eventos até a Grande Final na Morfologia Expointer 2024. Todas com sua importância perante as seletivas da raça, mas a tradicional Passaporte Outonal engrande-se os olhos dos criadores, para que seus exemplares, sejam escolhidos, assim conquistem uma vaga e consagram-se campeões durante a mesma. E mais ainda quando fala-se do ápice do ciclo durante a Final da Morfologia Expointer. Devido a necessidade de precisão técnica e grandiosidade dos eventos, a diretoria da ABCCC, junto com o Vice Presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas; e Coordenador do Colégio de Jurados, André Luiz Narciso Rosas, decidiram inserir um “terceiro jurado”, que atuará como árbitro, sua função como explica André, será auxiliar os jurados quando não houver unidade na escolha da decisão sobre os animais avaliados. “Serão dois jurados e um árbitro! Ele participa do julgamento quando há divergências nas escolhas dos jurados referente aos animais avaliados, não havendo assim unidade, entre eles“. Frederico de Araújo, integrante do Colégio de Jurados enfatiza como atuará o árbitro, “O árbitro não ficará dentro de pista, mas estará em um local específico destinado a ele, para que possa acompanhar efetivamente o julgamento e onde tenha capacidade de avaliação, e quando não houver unanimidade na decisão pela dupla de jurados, o árbitro é solicitado, onde ouvirá as considerações dos jurados, referente ao animal ou fila avaliada, então o árbitro faz sua avaliação e consideração e orientação“. 

Além do local e agora jurados definidos, as provas estão no Calendário Oficial do Cavalo Crioulo, que já estão disponíveis no link a seguir: 

>>> CONFIRA O CALENDÁRIO OFICIAL DO CAVALO CRIOULO 2024 <<<

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo