Cavalo Crioulo celebra vencedores das copas e premiações especiais do ciclo 2023

A ABCCC consagra os campeões do ciclo 2023, um ano marcado por árduo trabalho e grandes conquistas. Sem dúvidas, este ciclo ficará gravado na memória e na vida de todos que compartilham a mesma paixão: o Cavalo Crioulo. Ao longo do ano, o Cavalo Crioulo esteve presente nas principais regiões deste país, protagonizando intensas competições e emocionantes disputas que atravessaram divisas estaduais. Destaque para a inauguração da Arena do Cavalo Crioulo, palco de finais emocionantes que arrepiaram a todos. Em um ciclo simbólico de tantas maneiras, a ABCCC celebra os Ganhadores do Ciclo 2023 que, ao lado do astro principal, tornaram este ano memorável. 

Durante todo o ciclo da ABCCC, o desempenho dos envolvidos nas provas do Cavalo Crioulo, considerando os critérios estabelecidos, foi ranqueado. A partir dos méritos obtidos, os melhores pontuados recebem o prêmio de Ganhadores do Ciclo 2023: Cabanha Marcheira, Cabanha da Paleteada, Cabanha da Campereada, Cabanha do Enduro, Cabanha do Laço, Ginete do Ano, Domador do Ano e Seleção Integral. Além destes, tradicionalmente também são premiadas por região a Copa Funcional, Copa Morfológica e Copa do Criador, onde as maiores pontuações são reconhecidas como campeãs nacionais do ciclo. 

O ciclo se encerra com muita emoção, competitividade e excelência da raça Crioula. Para o Vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, os desafios enfrentados no ciclo de 2023 foram positivos: “Foi um ciclo extremamente competitivo, com um fator não só quantitativo como qualitativo. Tivemos um Freio de Ouro com notas altíssimas e um número massivo de participantes nas modalidades esportivas, além da nova pista coberta, que possibilita um mundo de adversidades culturais”. O desafio, para ele, é “para onde crescer e como crescer”.

Para o ciclo de 2024, que já reserva momentos de muita emoção, André aponta para a necessidade de descentralização dos processos, continuar crescendo, atingindo novas culturas e valorizando os eventos do Cavalo Crioulo que, para ele, são uma “vitrine em movimento”. “A expectativa é sempre a melhor possível”, aponta. “Queremos movimentar mais”.

Com perspectiva semelhante, o Vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, comemora o crescimento das modalidades desportivas, que durante o ano de 2023 apresentaram aumento significativo de participantes. “As modalidades esportivas preenchem uma lacuna na cadeia do Cavalo, pois os integram e inserem em competições esportivas, valorizando-os”. Fernando também exalta e celebra os Grandes Campeões da Raça do ciclo 2023, atribuindo a eles um papel fundamental para a raça Crioula. “Eles materializam o conceito e as diretrizes  de uma raça tanto morfológica quanto funcional, uma vez que com a ajuda desses indivíduos e a partir de suas organizações zootécnicas e comerciais, reforçam o trabalho da associação”, finaliza. 

Em um ciclo tão importante para a associação, é hora de prestigiarmos os Grandes Campeões do Ciclo 2023, que nos ajudaram a construir um ano incrível para a raça Crioula: 

Cabanha Marcheira: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO com 35 pontos; 

Cabanha da Paleteada: EDUARDO MACEDO LINHARES com 1.029 pontos;

Cabanha do Enduro: CONDOMÍNIO IRMÃOS ZAMBRANO com 74 pontos;

Cabanha do Laço: RICARDO PINTO FARIA E OUTRO com 21 pontos;

Cabanha Campereada: ainda não definido.

**Copa Funcional: 

*NACIONAL – EDUARDO MACEDO LINHARES com 166 pontos 

*REGIÃO 1 – RUBENS ELIAS ZOGBI com 70 pontos 

*REGIÃO 2 – MARCELO REZENDE MÓGLIA com 147 pontos 

*REGIÃO 3 – EDUARDO MACEDO LINHARES com 166 pontos 

*REGIÃO 4 – MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS com 79 pontos

*REGIÃO 5 – ADELMO HESS com 77 pontos 

*REGIÃO 6 – EVALDO FRANCISCO DA ROSA com 66 pontos 

*REGIÃO 7 – ALDO VENDRAMIN com 78 pontos 

*REGIÃO 8 – SYLVIO GOMES RIBAS com 39 pontos 

Copa Morfológica: 

*NACIONAL – MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS com 396 pontos *REGIÃO 1 – LAURO CARDOSO TERRA E FILHOS com 71 pontos 

*REGIÃO 2 – MÁRIO MOGLIA SUÑE com 155 pontos 

*REGIÃO 3 – MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS com 396 pontos *REGIÃO 4 – FAZENDA BOA VISTA com 65 pontos 

*REGIÃO 5 – OTO BREIER com 27 pontos 

*REGIÃO 6 – EVALDO FRANCISCO DA ROSA com 87 pontos 

*REGIÃO 7 – ARISON JUNG com 84 pontos 

*REGIÃO 8 – SYLVIO GOMES RIBAS com 16 pontos 

Copa do Criador 

*NACIONAL – EDUARDO MACEDO LINHARES com 443 pontos 

*REGIÃO 1 – PIETRO E GIULIANO PEREIRA ZANETTI com 112 pontos 

*REGIÃO 2 – MARCELO REZENDE MÓGLIA com 301 pontos 

*REGIÃO 3 – EDUARDO MACEDO LINHARES com 443 pontos 

*REGIÃO 4 – FAZENDA BOA VISTA com 126 pontos 

*REGIÃO 5 – OTO BREIER com 79 pontos 

*REGIÃO 6 – EVALDO FRANCISCO DA ROSA com 153 pontos 

*REGIÃO 7 – ALDO VENDRAMIN com 155 pontos 

*REGIÃO 8 – SYLVIO GOMES RIBAS com 48 pontos

Ginete do Ano: EDUARDO WEBER DE QUADROS com 1.213,67 pontos;

Domador do Ano: LUIS GUSTAVO RODRIGUES RUAS com 103 pontos;

Seleção Integral:  

CRIADOR – EDUARDO MACEDO LINHARES 

PROPRIETÁRIO – PARCERIA GAP GENÉTICA e PÉRICLES E DINAH DRUCK

*O ganhador do ciclo Cabanha Campereada será divulgado tão logo as finais da modalidade sejam realizadas e o ranking atualizado.  

**Acesse o Ranking completo das Copas Funcional, Morfológica e do Criador na seção Eventos, na aba Ranking do site oficial do Cavalo Crioulo. 

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo