Ocesc completa 48 anos hoje

A partir da Lei 5.764/71, que definiu a Política Nacional do Cooperativismo, foi constituída, em 28 de agosto de 1971, a Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), atuando como braço estadual da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com autonomia administrativa e operacional. Nesses 48 anos, a Organização contribuiu para o crescimento das cooperativas, trabalhando no registro, na representação institucional e sindical patronal construindo soluções com o poder público, instituições privadas, divulgando a doutrina cooperativista e fomentando a criação de novas cooperativas. 

Atualmente, 258 cooperativas são registradas na Organização, reunindo cerca de 2,4 milhões de cooperados e 63.348 mil empregos diretos, com receitas de R$ 35 bilhões em movimentação econômica.

Para o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, o cooperativismo de Santa Catarina se consolidou ao longo dos tempos através do constante aperfeiçoamento da gestão e atualização das práticas de mercado. “A Ocesc surgiu para fortalecer e unir as cooperativas em torno de um objetivo em comum. A Organização é a voz do cooperativismo catarinense, defendendo os interesses do sistema”, destacou.

Uma das ações fundamentais para auxiliar no desenvolvimento das cooperativas é o trabalho da Ocesc como sindicato patronal. Desde 1999, a Organização passou a prestar serviços jurídicos como legítima representante das cooperativas nas negociações dos acordos coletivos e trabalhistas que envolvem cooperativas e seus funcionários.

“Queremos continuar atuando em prol do cooperativismo catarinense. O trabalho da Ocesc é reconhecido nacionalmente e vem trazendo ganhos às cooperativas, seja pela confiança na responsabilidade dos negócios, ou pela qualidade intrínseca de seus produtos e serviços”, finalizou Suzin.


Fonte: Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) 

Foto: Página Rural

Mostrar mais
Fechar