Governo do Estado anuncia Geraldo Sandri para presidência da Emater e nova diretoria

O governador Eduardo Leite definiu nesta quarta-feira (17) o administrador Geraldo Sandri como novo presidente da Emater. Sandri foi efetivado no cargo à tarde, durante reunião do Conselho Técnico Administrativo da Emater. A diretoria da Emater é composta ainda pelo diretor-técnico, Alencar Rugeri, eleito pelos servidores entre três concorrentes ao cargo, e pelo diretor-administrativo, Vanderlan Vasconselos. 

“Nossa expectativa é grande, porque a extensão rural é importantíssima para o nosso governo, pelo trabalho que faz para que agricultores consigam se qualificar e fazer um uso eficaz e sustentável de suas terras. Ao mesmo tempo, é preciso fazer mais com menos, já que o Estado passa por uma crise fiscal”, disse o governador.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, reforçou que a escolha da diretoria levou em conta perfis técnicos, conhecimento em extensão rural e respaldo político, já que ambos tiveram experiências em cargos públicos.

Com graduação e mestrado em Administração, Sandri soma 30 anos de atuação no Banco do Brasil, 15 deles à frente da educação corporativa da UniBB, a universidade da instituição, e já foi vereador de São Marcos, seu município natal.

O novo presidente já elegeu as prioridades: eficiência, eficácia, economicidade e valorização. “Vamos investir em tecnologia, para melhorar a gestão dos recursos, sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Vasconselos é formado e pós-graduado em Direito, foi superintendente de Portos e Hidrovias, diretor-administrativo da Ceasa e prefeito e vereador de Esteio. “Acredito que temos todas as condições para exercermos uma ótima gestão pelos próximos quatro anos”, disse o diretor-administrativo.

Trajetórias
Geraldo Sandri, 53 anos, é graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), pós-graduação em Administração Financeira pela UCS e MBA em Gestão Empresarial em Agronegócios pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui).

Foi professor universitário na Faculdade de São Marcos, na UCS e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). É funcionário de carreira do Banco do Brasil há 30 anos e, nos últimos 15 anos, atua como administrador de educação corporativa da instituição, a UniBB. Entre 2001 e 2004 foi vereador de São Marcos.

Vanderlan Vasconselos, 61 anos, nasceu em São Francisco de Paula. É graduado em Direito e pós-graduado em Direito Político pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além de vereador e prefeito de Esteio por dois mandatos, foi coordenador da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no RS, superintendente de Portos e Hidrovias e diretor-administrativo da Ceasa.

Alencar Rugeri, 53 anos, graduado em Agronomia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi o vencedor entre três concorrentes ao cargo de diretor técnico da Emater. Natural de Constantina, o assistente técnico estadual é funcionário da Emater há 18 anos.


Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) 

Mostrar mais
Fechar