Cooperativa Santa Clara inaugura unidade de laticínios em Casca

A Cooperativa Santa Clara deu um grande passo pensando no futuro ao inaugurar sua terceira unidade de Laticínios, em Casca, nesta sexta-feira (12). O ato iniciou por volta das 14h, nas instalações, situadas na Estrada RS-129 s/nº, Km 165, e reuniu diversas autoridades, entre elas o Governador Eduardo Leite, o senador Luiz Carlos Heinze (PP), o representante da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Perin Zanchin (MDB), além de outras lideranças políticas, associados e funcionários da Cooperativa.

A solenidade foi aberta com o canto do hino nacional na voz da barbosense Laura Dalmás. Logo na sequência, o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, agradeceu a todos os envolvidos, especialmente aos associados. “Me sinto privilegiado, me sinto um grão de pó ao representar os nossos 5.500 associados, os quase 2.200 funcionários, em uma solenidade dessas”, enfatizou. Ele também destacou a importância do trabalho realizado em prol de todos. “O interesse da coletividade tem que ser colocado acima do individual”, destacou.

O gerente de Lácteos da Santa Clara, João Seibel, relembrou os 107 anos de história da Cooperativa e afirmou que o trabalho iniciado no passado tem foco no futuro. “Dessa forma, eu quero agradecer a todos que estão aqui hoje, aos associados, colaboradores. A Santa Clara tem um grupo forte de trabalho. Vida longa à Santa Clara”, finalizou.

A coragem e a ousadia da Cooperativa da Santa em investir neste momento de economia fragilizada também foram ressaltados pelo diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra. Ele reforçou que o investimento representa a busca por resultados futuros. Além disso, agradeceu fortemente a todos, especialmente aos associados. “Saudação especial aos associados, que são a nossa razão de existir”, frisou.

Durante a solenidade, o Governador Eduardo Leite também falou sobre a importância do investimento e frisou sobre o perfil empreendedor do povo gaúcho e da vontade de se dedicar ao trabalho. “Os gaúchos são vocacionados para o trabalho. E a prova está aqui: uma Cooperativa de 107 anos de história, que certamente já superou tantos outros momentos de crise”, afirmou. 

Ao fim dos pronunciamentos, o governador Eduardo Leite e o presidente da Santa Clara fizeram o descerramento da placa alusiva à inauguração, que posteriormente ficará afixada na entrada da Cooperativa. Na sequência, o padre Luiz Signori conduziu uma oração e deu bênçãos à unidade e aos funcionários que trabalham no local.
A solenidade encerrou com os hinos rio-grandense e da Cooperativa, também cantados pela barbosense Laura Dalmás, e com um brinde com Leite Santa Clara. Ainda, os convidados puderam visitar as instalações da nova indústria e participaram de um coquetel com produtos da Santa Clara. 

As instalações
A nova unidade de Laticínios tem 22 mil metros quadrados e possui capacidade total de industrializar 600 mil litros por dia, iniciando com processamento de 300 mil litros/dia. O espaço será utilizado inicialmente para produzir todas as versões de leite UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, e tem potencial futuro para produzir derivados, como achocolatados e creme de leite UHT.

As obras iniciaram em 2017 e tiveram um investimento de R$ 130 milhões. No momento, 150 funcionários, diretos e terceirizados, já dão suporte aos mais diferentes setores da indústria. A unidade começa a operar na segunda-feira, 15 de julho.

A Santa Clara
Atualmente, a Santa Clara conta com três plantas de processamento de leite no Estado, uma localizada em Carlos Barbosa, que compreende indústria de leite UHT, leites pasteurizados e derivados, em Casca, com indústria de leite UHT, e outra em Getúlio Vargas, apenas para derivados. Em 2018 foram recebidos pela Cooperativa 285 milhões de litros de leite de seus 3.300 produtores em atividade em 136 municípios gaúchos.

Além de laticínios, a Cooperativa atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial e varejo, com 12 supermercados, 15 mercados agropecuários e uma farmácia. São 5.500 famílias associadas, 2.150 funcionários entre todos os negócios e um mix de 350 produtos entre leite e derivados, embutidos e cortes suínos, doces e sucos de frutas.
Fonte: Cooperativa Santa Clara 

Foto: Virginia Silveira / Cooperativa Santa Clara

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo