ATeG em bovinocultura de leite beneficia mais de 2,7 mil propriedades em SC

Com o objetivo de qualificar os profissionais que colaboram no desenvolvimento das propriedades rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizou na última semana capacitação técnica e metodológica para profissionais que atuam na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de leite.

Essa atividade fez parte da programação do VIII Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, em Lages. Prestigiaram o evento o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, a coordenadora da ATeG bovinocultura de leite no Senar/SC Paula A. D. Coimba Nunes, a supervisora do Senar/SC na região Planalto Serrano Stephanye Fanton e os supervisores técnicos da ATeG/SC Jeam Carlos Palavro, Fernando da Silveira, Leandro Simioni e Jaison Buss. Também participam os 55 técnicos de campo que atuam nessa cadeia produtiva do ATeG.

O congresso foi promovido pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBLQ) com patrocínio da CNA, do Senar e apoio da Faesc/SC. Entre os temas abordados estiveram o impacto do estresse térmico sobre a qualidade do leite; sistema de produção em compost barn; estratégias para o sucesso na melhoria da qualidade do leite no Brasil, produtos lácteos artesanais regionais (produção, qualidade e inspeção); qualidade do leite na produção orgânica e impacto da qualidade do leite no rendimento industrial.

O objetivo do ATeG é implantar um modelo de operação e gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva e possibilite a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental. Além dos processos de gestão de negócios para proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Esse programa é baseado em um modelo de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégicos, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

De acordo com a coordenadora do ATeG em bovinocultura de leite em Santa Catarina, Paula A. D. Coimbra Nunes, desde que iniciou o ATeG no território catarinense, em 2016, foram organizados 101 grupos de ATeG bovinocultura de leite em 152 municípios, beneficiadas 2.757 propriedades rurais com 176.472 horas de consultoria.

O supervisor técnico ATeG em Santa Catarina, Fernando da Silveira, apresentou os resultados do programa com ações de melhoria na qualidade do leite; no aumento da produção e da produtividade; no melhoramento de pastagens e da alimentação do rebanho; na melhoria na genética, reprodução e sanidade do rebanho e na melhoria do gerenciamento da propriedade com indicadores financeiros e técnicos.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enalteceu que os resultados desse programa são expressivos e animadores. “Desde que o programa começou percebemos um avanço na qualidade e na quantidade do leite produzido. Essa evolução é possível graças as visitas técnicas e gerenciais que ocorrem mensalmente e levam ao campo o que existe de mais atual”, afirmou.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo