362 treinamentos gratuitos em todo o Estado promovidos pelo Senar/SC

Conhecer os procedimentos de uso e conservação, os tipos, correção e análise do solo são alguns dos objetivos do curso de conservação do solo promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC). Nutrientes, plantas de cobertura de solo e seu manejo, adubação verde, cuidados com o meio ambiente e segurança e saúde no trabalho (prevenção de acidentes) também fazem parte da grade curricular do treinamento.

Mensalmente o Senar/SC realiza a capacitação de maneira totalmente gratuita em diferentes regiões do Estado com o objetivo de contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, de competitividade e de avanços sociais no campo. Bom Jardim da Serra, no Planalto Serrano, será um dos municípios que receberá, nos dias 29 e 30 de outubro, o curso de conservação do solo.

Durante todo o mês de outubro, o Senar/SC promoverá 362 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.790 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. “Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural, a fim de melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade”, destaca.

Cursos em outubro

A região Oeste terá o curso de soldador – arco elétrico com eletrodo revestido nos dias 07 e 08 em Peritiba. Nos dias 08 e 09 ocorre em Coronel Freitas a qualificação em olericultura orgânica. O município de Planalto Alegre terá no período de 08 a 10 o treinamento em produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores está previsto para o período de 21 a 23 em Concórdia. Nos dias 22 e 23 o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos será promovido em Abelardo Luz. O município de Faxinal dos Guedes terá nos dias 28 e 29 a qualificação em qualidade do leite.

Entre os treinamentos programados para o Vale do Itajaí está a capacitação em inclusão digital rural – informática básica que ocorrerá nos dias 09 e 10 em Rio do Campo. Nos dias 10 e 11 o curso de criação de abelha rainha ocorrerá em Blumenau. O município de Leoberto Leal terá no dia 14 a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. O treinamento em criação de abelha rainha está programado para os dias 15 e 16 em Brusque. Nos dias 28 e 29 o município de Pomerode receberá a capacitação em turismo rural – planejamento e implantação de negócios.

No Meio Oeste o município de Treze Tílias terá nos dias 08 e 09 a capacitação em produção caseira de massas para congelamento. O treinamento em manejo de colmeia será promovido nos dias 10 e 11 em Tangará. Nos dias 14 e 15 a qualificação em inclusão digital rural – informática básica ocorrerá em Lebon Régis. O município de Caçador receberá nos dias 16 e 17 o curso de casqueamento em bovinos.

Na região do Planalto Serrano no município de Bom Jardim da Serra acontece até dia 31 o treinamento em técnicas de manejo para controle e erradicação do cancro europeu das pomáceas. O município de Correia Pinto contará com a qualificação em plantio direto em campo nativo – regulagem da semeadora no dia 11. O curso de preparo de bovinos de corte para leilões e exposições ocorrerá nos dias 15 e 16 em Painel. Nos dias 16 e 17 o município de Bom Retiro receberá a capacitação em olericultura orgânica. O treinamento em plantio direto em campo nativo – regulagem de semeadora será promovido no dia 18 em São José do Cerrito.

Entre os cursos programados para o litoral está previsto para os dias 09 e 10 no município de Florianópolis a qualificação em tratamento de madeira. O treinamento em fruticultura básica ocorrerá nos dias 10 e 11 em Imbituba. No período de 21 a 25 ocorrerá em São João do Sul a capacitação em rédeas. O município de Balneário Gaivota receberá nos dias 22 e 23 o curso de processamento de carne de frango. Nos dias 23 e 24 a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar será desenvolvida em Jaguaruna.

No Extremo-Oeste teremos a capacitação em qualidade de vida na melhor idade que será promovida no dia 09 em Riqueza. Nos dias 15 e 16 o curso de tratamento de madeira ocorrerá em Águas de Chapecó. O município de Modelo terá nos dias 17 e 18 a qualificação em controles gerenciais da propriedade rural. No dia 21 o treinamento em proteção de nascentes será desenvolvido em Novo Horizonte. O município de São Lourenço do Oeste terá nos dias 22 e 23 a capacitação em meliponicultura.

A região Norte contará com a capacitação em qualidade do leite que será realizada nos dias 07 e 08 em Papanduva. O município de Garuva receberá nos dias 14 e 15 o treinamento em cultivo de plantas medicinais. No período de 14 a 16 ocorrerá em Campo Alegre a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. O município de Monte Castelo terá no dia 15 o curso de qualidade de vida na melhor idade.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo