Livro marca os 30 anos de poesia de Gujo Teixeira

Poeta de Lavras do Sul lança em dezembro o oitavo livro de sua carreira, “Escritos de Terra”, que reúne poemas inéditos

Três décadas dedicadas à arte. É com este patrimônio cultural e literário expressivo que o poeta e compositor lavrense Gujo Teixeira comemora em 2019 sua reconhecida e inspiradora trajetória na música e na poesia gaúchas. Para marcar a data, ele lança em dezembro o oitavo livro de sua carreira: “Escritos de Terra – 30 anos de Poesia”, onde reúne poemas, inéditos em sua grande maioria e outros já conhecidos, que traduzem seu momento atual de maturidade poética.
Conhecido por seu talento e sensibilidade, Gujo venceu os mais importantes Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, se confirmando com um dos maiores poetas gaúchos de todos os tempos. Um conjunto literário e musical de peso e qualidade, que carrega uma escrita de beleza lírica alicerçada na temática regional, na lida do campo e nos aprendizados da terra. Um gaúcho de essência e coração com habilidade inesgotável de emocionar através das palavras.

Um poeta premiado

Como poeta, compositor e jurado, Gujo Teixeira participa há 30 anos dos festivais nativistas. São 500 festivais, mais de 500 composições de sua autoria gravadas e muitas premiadas em quase todos os festivais do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Lançou juntamente com Luiz Marenco e Jari Terres os CDs “Quando o Verso Vem Pras Casa” e “Enchendo os Olhos de Campo”. Em 2002 lançou o CD “Batendo Água”, em 2004 “Campo Largo”, e em 2007 “Bem na Porteira”, estes dois últimos com composições suas interpretadas por vários nomes do nativismo gaúcho.
O recente CD “Gauchada” comemorou 20 anos de poesia e música, e, junto com o compositor Luciano Maia, lançou “Cordeona-me”, que levou em 2013 o Prêmio Açorianos de Música na categoria Regional. São dez CDs lançados com composições de sua autoria, cantados pelos maiores nomes do Rio Grande do Sul, além de sete livros de poesia publicados em 30 anos de regionalismo gaúcho.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo