CNA apresenta sistema de rastreabilidade para ministra da Agricultura
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou o Agri Trace Rastreabilidade Animal para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça (03), em Brasília.
A gestão de informações realizada pelo Agri Trace, sistema desenvolvido pela CNA, agrega valor ao rebanho dos pecuaristas participantes por meio de programas de certificação de carnes conferindo transparência a toda cadeia produtiva da carne desde a origem do animal na fazenda até a mesa do consumidor.
“O Brasil precisa acessar novos mercados e aumentar o valor do produto que hoje é exportado para os mercados que já acessamos. Podemos competir de igual para igual com países como a Argentina e o Uruguai, para isto temos que fazer nosso dever de casa”, afirmou o coordenador de Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa.
Segundo ele, a ministra Tereza Cristina confirmou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende tornar o sistema de rastreabilidade brasileiro mais “robusto”.
“O Agri Trace Rastreabilidade Animal gera transparência resultando em maior confiança entre os parceiros comerciais, oferecendo informações fundamentais para os compradores de qualquer lugar do mundo”, disse Paulo Costa.
Atualmente 12 protocolos de certificação de carnes bovinas estão disponíveis para adesão . Eles proporcionam aos pecuaristas o pagamento diferenciado no valor da arroba pelos frigoríficos nas carcaças certificadas. Mais de 8,5 mil produtores já estão cadastrados no Agri Trace Rastreabilidade Animal, desfrutando desses benefícios.
A reunião também contou com a presença do vice-presidente da CNA, Mário Borba e do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.
Conheça mais sobre o Agri Trace Rastreabilidade Animal clicando aqui.
Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Foto: Wenderson Araujo / CNA