Inicia escolha de Pesquisa Científica para a 20ª Expoagro Afubra
O mês de setembro será de definição das pesquisas científicas que representarão as 13 Regiões de Atuação do Projeto Verde é Vida na 20ª Expoagro Afubra (18 a 21 de março de 2020). Após uma primeira escolha, realizada durante as reuniões pedagógicas de julho, todos os trabalhos classificados apresentam-se novamente. “Diferente do que ocorre na primeira fase, quando cada trabalho apresentado é avaliado por pessoas diferentes, nesta fase, as pesquisas científicas são apresentadas pelos alunos e avaliadas pelas mesmas pessoas. Ou seja, cada avaliador avalia todos os trabalhos”, explica o coordenador geral do Projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, destacando que foram convidadas pessoas das comunidades que tenham conhecimento na área educacional e ambiental.
Em 2009, o Projeto Verde é Vida lançou a pesquisa científica, com o objetivo de estimular nos alunos o espírito investigativo e promover, com isso, um maior envolvimento entre a escola e as comunidades as quais ela pertence. Os alunos passaram a se preocupar com os problemas, tanto das escolas, como das propriedades das famílias e da própria comunidade, e partiram para a busca de soluções. A Pesquisa Científica inicia na escola, com o trabalho dos alunos e professores, e termina na Expoagro Afubra. Durante o ano escolar, alunos e professores dedicam-se a pesquisar os temas e elaborar a Pesquisa. Os trabalhos passam pela fase escolar e pelas duas fases regionais.
Nestes 10 anos de atividades, pela Pesquisa Científica, já passaram 11.416 trabalhos, envolvendo, 22.832 alunos. Na verdade, explica o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, “podemos afirmar que foram mais de 30 mil alunos envolvidos nestes 10 anos, pois muitos trabalhos não são feitos por apenas dois alunos, mas sim, muitas vezes, pela turma inteira. Destes mais de 11 mil trabalhos, 138 estiveram presentes na feira, apresentados por 276 alunos e 138 professores”.
AGENDA
02/09 – RA Santa Cruz do Sul, em Sinimbu
03/09 – RA Cachoeira do Sul e Candelária, em Paraíso do Sul
04/09 – RA Sobradinho e Arroio do Tigre, em Lagoa Bonita do Sul
05/09 – RA Venâncio Aires, em Venâncio Aires
10/09 – RA Tubarão e Braço do Norte, em Tubarão
11/09 – RA Araranguá, em Meleiro
12/09 – RA Camaquã, em Camaquã
13/09 – RA São Lourenço do Sul e Canguçu, em São Lourenço do Sul
17/09 – RA São Miguel do Oeste, em São José do Cedro
19/09 – RA Herval do Oeste, em Água Doce
24/09 – RA Imbituva e Irati, em Guamiranga
25/09 – RA Rio Negro e Mafra, em Itaiópolis
27/09 – RA Rio do Sul e Ituporanga, em Ituporanga
Fonte: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)