Silos secadores ajudam produtores a armazenar com qualidade, diz Emater/RS

No espaço da Emater/RS-Ascar na 42ª Expointer, os visitantes poderão ver montada uma estrutura de um silo secador de alvenaria armada que é utilizado na secagem e armazenagem de grãos. Além de ver montada a construção com cimento, areia, brita, malha de ferro e tijolos, os produtores podem conversar com o extensionista e montar na hora o projeto para o seu silo secador.

Segundo o engenheiro agrônomo Guilherme Martins Costa, o objetivo é explicar aos agricultores como obter um grão de boa qualidade, desde a retirada do produto na lavoura até a correta armazenagem.

No Estado, a estratégia é bastante utilizada por produtores que cultivam milho e arroz, em função do baixo dinheiro empregado na obra do silo secador de alvenaria e à facilidade de construção, mas pode ser utilizado para armazenamento de outros grãos.

As operações de secagem e a armazenagem de grãos na propriedade rural, com o uso do silo secador de alvenaria armada, proporcionam a secagem de diversos tipos de grãos com baixa temperatura (ar natural) e a aeração com resfriamento durante o armazenamento, mantendo a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos e diminuindo também as perdas quantitativas.

É um sistema de baixo custo, pois utiliza material facilmente encontrado nas regiões rurais, e é de simples e fácil construção. Evita o frete de ida e volta e o maior custo no recebimento, limpeza, secagem e armazenagem dos grãos em unidades fora da propriedade, e que posteriormente serão utilizados pelos produtores com suas criações.

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer fica na quadra 9, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar e tem como tema central, neste ano, “Conectando agricultores e consumidores”. A Expointer acontece até domingo (01) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 
Fonte: Emater/RS 

Foto: Divulgação / Emater-RS

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo