Cultivar de milho farináceo e livro sobre a cultura do pêssego, nectarina e ameixa são lançados na Expointer
Farinha de milho branco BRS 015 FB servirá para mercado de alimentos sem glúten.
Um dia reservado dentro da programação da 42ª Expointer (Esteio/RS) para lançamentos das soluções tecnológicas da Embrapa já está marcado: nesta quinta-feira (29), às 16h, no estande no Pavilhão Internacional, no espaço do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (Lfda/RS) e Incra. Serão lançados diversos produtos das unidades de pesquisas da Embrapa, localizadas na região Sul do país, e serão feitas as assinaturas de vários contratos de parceria. A unidade de pesquisas de Pelotas, a Embrapa Clima Temperado, vai disponibilizar uma publicação e uma cultivar: o livro 500 Perguntas 500 Respostas Pêssego, Nectarina e Ameixa e o Milho Farináceo Branco BRS 015FB. O ato será prestigiado pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente da Empresa, Celso Moretti.
A cultivar de milho branco
Uma cultivar de milho branco recentemente desenvolvida pela Unidade de pesquisas apresenta características que a tornam alternativa ao trigo para produção de farinha. O milho farináceo branco BRS 015FB tem potencial para panificação com foco em públicos com restrição de consumo de glúten, uma vez que grãos de milho não contêm essa substância. Por sua composição, a variedade apresenta farinha de menor granulometria – ou seja, mais fina – do que as obtidas a partir de variedades tradicionais de milho.
O melhor desempenho na moagem em comparação a essas variedades também pode resultar em rendimento de extração de amido 40% maior. Esse teor compensa a ausência do glúten, responsável por dar estrutura e deixar as massas mais macias. Outro destaque é a cor do grão que, mesmo integral, gera uma farinha branca. Isso, somado à baixa granulometria, resulta em pães e biscoitos similares aos obtidos a partir do trigo.
A cultivar padroniza uma variedade crioula cultivada e mantida pelos agricultores familiares da região Sul do Rio Grande do Sul. São plantas de porte baixo, com pouco mais de dois metros de altura, o que facilita a colheita e o manejo. A produção é de cinco mil quilos por hectare. Durante o ato de lançamento do material, no espaço da Embrapa, será feita uma degustação de pães e biscoitos a base de farinha do milho branco BRS 015FB para que os visitantes comprovem as características da nova cultivar.
A publicação sobre Pêssego, Nectarina e Ameixa
A obra 500 Perguntas 500 Respostas Pêssego, Nectarina e Ameixa traz em foco uma das principais cadeias produtivas em fruticultura da região Sul, em 21 capítulos. Os editores são pesquisadores da Unidade de pesquisas de Pelotas.
O município é responsável pela produção de 95% do pêssego em calda do país. Em 290 páginas, traz uma síntese das principais informações disponíveis sobre as culturas do pêssego, da nectarina e da ameixa, aonde uma equipe de especialistas responde as questões mais frequentes, levantadas por agricultores, técnicos e consumidores sobre melhoramento genético, cultivares, clima, produção de mudas, instalação de pomares, adubação, manejo do pomar, irrigação, pragas, doenças, colheita, pós-colheita, comercialização, processamento, entre outros. No lançamento estarão disponíveis exemplares à venda, no valor de 30 reais, no próprio local.
Neste ato dos lançamentos da pesquisa agropecuária serão conhecidos também a apresentação do novo modelo da Campo Limpo, máquina usada para controle do capim-annoni; o Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford, além dos sumários de touros da Associação Nacional de Criadores (ANC) e da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Fonte: Embrapa Clima Temperado
Foto: Paulo Lanzetta / Embrapa