Concurso de Produtos da Agricultura Familiar avalia salames e cachaças nesta terça-feira

Dando continuidade à oitava edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, hoje os jurados devem avaliar a qualidade dos salames e cachaças produzidas por expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar. Os vencedores serão divulgados na quinta-feira (29).

Na categoria salames, foram inscritos seis concorrentes. O critério principal para participação é conter carne suína, sendo permitidos até 30% de carne bovina. Os jurados avaliam o aspecto geral, a facilidade ou não para retirada do invólucro, equilíbrio entre gordura e carne, olfato e paladar. “É importante ressaltar que o mofo branco é característico do produto e algo desejável, pois contribui na formação do sabor”, destacou Maluza Feltrin, do departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Ainda hoje, às 14h, serão avaliadas oito cachaças prata, oito cachaças premium, que passam por processo de envelhecimento, e mais quatro cachaças extra premium, quando são envelhecidas por mais de três anos.

Na segunda-feira (26), foram avaliados quatro vinhos tintos finos, oito vinhos tintos de mesa e 19 sucos integrais de uva, além de oito queijos coloniais e 15 amostras de mel. Os vencedores serão divulgados nesta quinta-feira (29).


Fonte: Expointer 2019 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo