Cozinha Show é a melhor novidade da Emater/RS-Ascar na Expointer
Na tarde deste domingo (25), foi lançada a maior novidade da Emater/RS-Ascar na Expointer, dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, a qual funcionará até o próximo sábado (31), com a preparação e degustação de duas receitas todos os dias, sempre às 13h e 15h.
De acordo com a coordenadora de Acesso a Mercados Privados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mônica Batista, a Cozinha Show é uma ação do Mapa – para promoção da agricultura familiar para acesso a mercados e aproximação com segmentos da gastronomia – executada pela Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).
Queremos mostrar que a agricultura familiar tem o potencial de ser fornecedor de produtos sustentáveis para elaboração de pratos diferenciados, valorizando a culinária típica regional e preservação da cultura local, anunciou Mônica.
Pavilhão da Agricultura Familiar
Durante a 42ª edição da Expointer, os agricultores têm maior participação, sendo 316 espaços de comercialização na 21ª Feira da Agricultura Familiar. O pavilhão, com mais de sete mil metros quadrados, oferece aos visitantes toda a diversidade de produção das agroindústrias, artesanato rural, plantas e flores, além de quatro cozinhas com refeições. Os estandes serão divididos entre 247 agroindústrias; 65 empreendimentos de artesanato rural, plantas e flores; e quatro cozinhas do Rio Grande do Sul, mais cinco empreendimentos rurais do Rio de Janeiro, 10 de Minas Gerais e 1 do Amapá. O número de inscrições é 9,5% maior do que no passado, quando 285 expositores participaram da feira.
A Feira é organizada pelo Mapa, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetraf Sul) e Via Campesina.
Ao todo, são 139 municípios do Estado que estarão representados no local. Os visitantes podem conhecer e adquirir alimentos tradicionais e inovadores, que cumprem as exigências tributárias, sanitárias e ambientais, além de representar um modo de produção diferenciado, ligado ao localismo, à tradição e à cultura alimentar e a um modo de produção menos intensivo, destaca a engenheira de alimentos e extensionista rural e social da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin Roldan.
Todos os inscritos na feira fazem parte do Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf), gerenciado pela Seapdr e executado pela Emater/RS-Ascar, que oferece serviços para as agroindústrias familiares como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização, auxílio na elaboração de projetos para construção, reforma ou ampliação de agroindústrias familiares, elaboração de layout de rótulos e capacitação dos empreendedores.
Para o ex-extensionista da Emater/RS-Ascar e que participou do fortalecimento da assistência técnica às agroindústrias, Osvaldo Brunetto, é difícil analisar o estágio atual de desenvolvimento da agroindústria no Estado, sem enfatizar a atuação da Instituição. Uma atividade que serviu de modelo ao Serviço de Extensão Rural de diversos estados brasileiros.
Cresce cada vez o número de agroindústrias Estado a fora
O número de agroindústrias inclusas no Peaf, da Seapdr, cresce a cada ano em função do mercado consumidor promissor no Rio Grande do Sul. Somente em 2019, a meta é de mais de 150 novos. Até julho, 1.363 agroindústrias haviam sido legalizadas no Estado.
A Emater/RS-Ascar auxilia as agroindústrias na regularização tributária, sanitária e ambiental. Nesta caminhada, a instituição contribui para que as agroindústrias familiares consigam incentivos financeiros para melhoria e legalização; elabora projetos para construção, reforma ou ampliação; ajuda na confecção de layout de rótulos; capacita os empreendedores e facilita o acesso aos mercados.
Confira os pratos a serem elaborados
Domingo (25/08)
15h – Escondidinho de aipim com linguiça e queijo colonial &150; 13h
Pudim
Segunda (26/08)
13h – Pão de queijo com linguiça
15h – Crepe de banana e doce de leite
Terça (27/08)
13h – Bruschetta
15h – Cartola
Quarta (28/08)
13h – Esfiha de ricota e nozes
15h – Mousse de butiá
Quinta (29/08)
13h – Quiche de bacon
15h – Cheesecake
Sexta (30/08)
13h – Croque Madame
15h – Suflê de goiabada
Sábado (31/08)
13h – Ragus de linguiça e polenta
15h – Bomba de erva mate e creme de butiá
Fonte: Emater/RS
Foto: Rogério Fernandes / Emater-RS