Trinta e um técnicos em agronegócio são formados pelo Senar/SC em Braço do Norte

Fabiana Michels Schmoeller, de 29 anos, e Thiago Della Giustina, de 32 anos, são casados há 11 anos, mesmo período em que dividem as atividades na propriedade rural localizada no interior de Braço do Norte. O trabalho com suínos e bovinos de leite é dividido entre o casal que iniciou o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, em 2017, em busca de qualificação e preparação para atuar na área. Thiago é formado em gestão em agronegócio, mas paras Fabiana essa foi a primeira oportunidade de formação na área. O sonho do casal será realizado junto, neste sábado (24), na formatura da segunda turma do curso no polo de Braço do Norte.

Além de Fabiana e Thiago, outros 29 alunos concluem essa etapa com a colação de grau da segunda turma. A solenidade está marcada para as 19h45, no Salão Paroquial de Braço do Norte. O curso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte.

“O curso é ótimo, as matérias completas e trazem um valor enorme para o nosso setor produtivo. Os tutores são preparados e as saídas de campo nos proporcionaram ver tecnologia, manejo e experiências que fazem diferença no setor. Esse curso nos proporcionou sermos verdadeiros técnicos em agronegócio fazendo gestão, trazendo rentabilidade, sustentabilidade e qualidade para a produção. Temos muito a agradecer ao Sindicato Rural de Braço do Norte e ao Sistema Faesc/Senar que trouxeram essa oportunidade para nossa região”, enalteceu Fabiana.

O presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, salienta que é uma grande satisfação formar mais uma turma no curso no município. “Temos muito a agradecer ao Sistema CNA/Faesc/Senar por todo o apoio e por acreditarem em Braço do Norte. Ficamos muito satisfeitos pela formatura da segunda turma e também por já contarmos com a terceira turma em andamento com mais 40 alunos, 98% deles produtores rurais, e que futuramente também concluirão o curso. Isso nos alegra muito e com certeza eles saem muito bem preparados para atuarem nos diferentes segmentos do agronegócio, contribuindo para a expansão do setor”.

Totalmente gratuito, o curso capacita os profissionais para a execução de procedimentos de gestão do agronegócio. De acordo com a coordenadora estadual, Katia Zanela, as aulas são 80% a distância e 20% presenciais. “Além disso, para agregar à formação dos alunos, são realizadas visitas técnicas em propriedades e estabelecimentos rurais, visando demonstrar na prática as oportunidades e os desafios do setor. Esses momentos, sem dúvidas, são muito enriquecedores”, salienta.

O curso forma profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e as cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Os profissionais podem atuar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, além de extensão rural e pesquisa.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, muito além de formar profissionais, o curso técnico os prepara para levar ao meio rural o que de mais atual existe em gestão e tecnologia para o setor. “As propriedades rurais estão se modernizando e, por isso, precisam da orientação e do acompanhamento de técnicos que auxiliem na tomada assertiva de decisões a fim de oportunizar crescimento da produção e aumento da rentabilidade, garantindo assim a permanência no campo”, enaltece.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, comemora a formatura de mais uma turma em Braço do Norte, salientando que a abrangência do curso está em todas as regiões do Estado com 12 polos de apoio presencial. “Quando trouxemos o curso para Santa Catarina a intenção era oportunizar que produtores e filhos de produtores rurais tivessem acesso ao ensino técnico de qualidade, com material didático e tutores de elevado nível. A conclusão de mais uma turma demonstra o sucesso dessa iniciativa que teve seu pontapé inicial em 2016. Já são três anos formando técnicos para auxiliar no desenvolvimento do meio rural”, complementa.


AMPLA ÁREA DE ATUAÇÃO

Eduardo Heidemann, de 32 anos, há nove anos vivencia o meio rural desde que iniciou a atuação na empresa Agrossui, que está em atividade há 19 anos. Em 2017 com a abertura de nova turma do Curso Técnico em Agronegócio no município de Braço do Norte, Heidemann viu a oportunidade de especialização, buscando conhecimento e aprendendo técnicas para contribuir na melhoria das propriedades da região por meio da empresa que atua.

De acordo com Heidemann, nos dois anos de curso teve acesso a um excelente material didático e tutores altamente capacitados com orientações online e presencial. “Tivemos muita interação entre alunos e tutores, com trocas de informações que agregaram muito ao meu dia a dia. Tenho utilizado frequentemente o aprendizado que obtive no curso, temas como gestão de custos e de pessoas, utilizando para uso pessoal e profissional, onde consigo planejar e alinhar junto a minha equipe de trabalho melhor produtividade, com baixo custo e rentabilidade”, observa.


Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo