Fundesa destaca etapa de preparativos para a auditoria do Ministério da Agricultura
Responsáveis pelas 19 Supervisões Regionais da Secretaria da Agricultura dp RS participaram de encontro nesta quarta-feira (31) em Porto Alegre/RS. O objetivo é realizar mais uma etapa de preparativos para a auditoria do Ministério da Agricultura, marcada para a primeira semana de setembro. Da avaliação pode sair o avanço de status sanitário do Rio Grande do Sul rumo à retirada da vacina contra a febre aftosa.
A chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do RS, Rosane Collares, explicou que esse encontro deve preparar os supervisores para que levem às unidades locais os principais pontos que serão observados pelos auditores. A documentação inicial, relatando as atividades realizadas pela Seapdr na área de saúde animal será enviada no próximo dia 10.
Representantes da Superintendência Federal da Agricultura apresentaram o Quali-SV, que é o Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento do Serviço Veterinário. É a ferramenta que será aplicada durante a auditoria para verificar a capacidade do Serviço Veterinário Estadual de cumprir todas as medidas de prevenção, vigilância, combate e controle de enfermidades com padronização de procedimentos, transparência e imparcialidade.
A auditoria fiscal federal agropecuária Alícia Farinatti revelou que o Quali-SV foi considerado pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) uma referência mundial para os países membros. O auditor fiscal federal aagropecuário Gilson Souza explicou o passo-a-passo do processo desde a pré-auditoria até a apresentação do relatório final, explicando de que forma os auditores observam documentação e postura dos servidores durante a avaliação. O superintendente do Mapa no RS, Bernardo Todeschini afirmou que o estado tem tudo para obter grande êxito na auditoria.
Um novo encontro deverá ser realizado na segunda semana de agosto, com representantes de todas as inspetorias veterinárias do estado. O Fundesa aportou recursos para a realização das duas reuniões e participa de todo o processo preparatório para a auditoria.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, explica que o apoio à qualificação do sistema de defesa sanitária é parte da missão do fundo e integra ações realizadas ao longo do tempo de existência do Fundo.
Fonte: Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa)
Foto: Divulgação / Fundesa